Linhas e Pontos por Carlos Marinho

Eixos de Opinião de novembro de 2012




 

Este espaço vai ser dedicado a aspectos simples da vida em contexto real, em que a matemática pode entrar como elemento surpresa. Em síntese, estas "linhas" terão como base "pontos" comuns da nossa vida, em que a objectividade da Matemática pode fazer compreender alguns "problemas" que vão surgindo em contexto real. Como afirmou Pitágoras, "Todas as coisas são números". Nesta rubrica tudo cabe... até a matemática.   

   

Carlos Marinho -  Coordenador do Clube da Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática   




Artigo de novembro   

Título: Um Desejo de Natal Telecomandado


Numa aula os alunos de uma turma foram instados a escrever uma composição com o tópico “férias grandes e um desejo para o Natal”. Este trabalho não era para avaliação.

Volvidos alguns dias, uma aluna da escola e filha de uma professora, entrou na sala de professores com um papel na mão. Não conseguia segurar as lágrimas. Chorava copiosamente. Entre soluços tentava justificar-se. Não parava de chorar. Os professores rodearam-na. Não conseguia proferir uma palavra. Num gesto tolhido exibiu uma redação escrita por um colega de turma. Todos perceberam a gravidade do momento. Alguém mais intrépido leu o papel em voz alta. Subitamente perdeu a lucidez pela emoção.

O texto dizia: Nunca tive férias, nem nunca viajei, por isso, vou falar um pouco sobre a minha vida para que percebam o meu desejo de Natal. Nunca tive um brinquedo, nem sequer no Natal. Só tenho um par de calças, uma camisa, uns sapatos e um casaco... o meu desejo é ter comida para a minha família e um presente pelo Natal, especificamente um carro telecomandado. Fascina-me desde criança. É o meu sonho.

Durante uns minutos todos ficaram chocados. Um nó na garganta apoderou-se de todos os presentes. Cada um tentava conter a emoção, perdidos nos seus pensamentos, não segurando as lágrimas. Aquele rapaz de 17 anos, com corpo de homem e cara de menino, estudante do 12º ano, apresentava-se na escola sempre com a mesma roupa, mas sempre muito limpo. Era um aluno muito educado, generoso, a bondade em pessoa. Um excelente aluno. As suas notas superavam sempre os dezoitos valores. Quando os colegas o interpelavam por trazer sempre a mesma indumentária, defendia-se referindo que tinha roupas iguais. Pensavam ser um excêntrico. Esta família desde sempre teve dificuldades financeiras. Para agravar  a situação, o seu pai ficou doente com uma tuberculose grave, a mãe ficara desempregada para cuidar dele. Recebiam apenas uma pequena pensão para quatro pessoas.

Foi solicitado à discente para repor o papel onde o tinha tirado, pedindo-lhe segredo. Desde logo se elaborou um plano SOS. Foram despoletados todos os mecanismos de assistência. Contactou-se a segurança social que providenciou um profissional para tomar conta do pai. A mãe voltou a trabalhar. Fez-se uma coleta entre professores para a compra de bens alimentares. Não foi necessário, o hipermercado foi solidário e ofereceu tudo.

Reuniu-se dinheiro para adquirir o carro telecomando, roupa para a família e outros presentes. Uma das professoras encarregou-se de comprar o carro telecomandado. Todos se reuniram na escola. Num primeiro momento estavam todos escondidos, exceto a diretora de turma. Todos ansiavam por este momento. Que reação teria o aluno perante esta inusitada situação? Quando a diretora de turma lhe presenteou o carro telecomandado, a resposta não se fez esperar com um abraço indómito do tamanho do mundo. Todos apareceram. Agarrou a diretora de turma como se estivesse a abraçar todos os presentes. Fê-lo com força e emoção, a chorar compulsivamente e sem a largar, disse: este ano vou ter um Natal como os meus amigos com comida e um carro telecomandado. Obrigado a todos. Estou muito feliz e vocês proporcionaram isso. Ele chorava de alegria e os professores também. Este acontecimento tem apenas 4 anos...não é um mito urbano.

Este episódio passou-se numa escola do nosso país. Uma escola pública. Esta é a escola pública que eu conheço há mais de vinte anos. É nela que depositamos a esperança de um país a espaços pobre em valores. A escola pública ensina com qualidade, amortece todos os problemas de uma sociedade achacada de problemas. Por ação dos seus professores e outros agentes de ensino é solidária, amiga, esmagadora nos seus objectivos de ajuda. O investigador Valdi José Bassin refere que “é preciso encarar a criança tal como ela é, enquadrada num meio tal qual ele é, isto é, num meio natural e biológico, familiar e escolar (...) a satisfação das necessidades da criança, passa por examinar todos os fatores desse meio: o meio humano, familiar, escolar e social(...) Não se pode separar a criança do meio, não há indivíduo fora da sociedade”. 


Este aluno estará agora em medicina...



Basta clicar em "GOSTO" na página do Facebook do Clube SPM. Siga-nos em Facebook Clube SPM



Todos os meses, no dia 10 de cada mês:


Artigo Linhas e Pontos de novembro ----- "Um desejo de natal telecomandado"----- 


Artigo Linhas e Pontos de outubro ----- "O Adamastor da Matemática"----- 


Artigo Linhas e Pontos de setembro ----- "Nobres, Cientistas e...Pobres"----- 


Artigo Linhas e Pontos de junho ----- "Match Point: na Pancada Matemática"----- 


Artigo Linhas e Pontos de Maio ----- "100 Máquina de Calcular"----- 


Artigo Linhas e Pontos de Fevereiro ----- "1/2 Colher de Xarope"----- 


Artigo Linhas e Pontos de Janeiro ----- "Uma aula de Matemática 100 abrigo"-----   


 Artigo Linhas e Pontos de Dezembro - dia 10 ---- "A Viagem do Pai Natal"-----


Artigo Linhas e Pontos de Novembro - dia 10 ---- "Bilião ou Mil Milhões?"------


Artigo Linhas e Pontos de Outubro - dia 10 ---- "Tijolo a Tijolo se constrói a Matemática"-----


Artigo Linhas e Pontos de Setembro - dia 10 ---- "Avaliação a Quanto Obrigas" ------


Artigo Linhas e Pontos de julho - dia 10 ----- "A Matemática do Chefe Estrumpfe" -----


Artigo Linhas e Pontos de junho - dia 10 ----- "Astérix e a Poção Mágica" -----


Artigo Linhas e Pontos de Maio - dia 10 ---- "Na Matemática 2+2 serão sempre 4 ---- 


Artigo Linhas e Pontos de Abril - dia 10 ---- "A Mão da Princesa" -----


Artigo Linhas e Pontos de março - dia 10 ---- "Aquela Máquina" -----


Artigo Linhas e Pontos de fevereiro - dia 10 ---- "O Parafuso" ---- 


Artigo Linhas e Pontos de Janeiro - dia 10 ---- "Lei XI (em) Fora-de-Jogo" ----

Publicado/editado: 10/11/2012