(U)Ma Temática Elementar por José C. Santos

Eixos de Opinião janeiro de 2014

 


A Matemática elementar tem muito que se lhe diga. Embora nos seja familiar, é sempre possível encará-la de um ponto de vista novo ou inesperado.             

José Carlos Santos - Departamento de Matemática da FCUP    


Dia 21 de cada mês

                 


Artigo José Carlos Santos em (U)Ma Temática Elementar

Artigo de janeiro de 2014

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM
Título: O Número de Ouro

Um dos números mais famosos é o número de ouro, que se representa pela letra φ e que é igual a (1 + √5)/2. Quem nunca dele ouviu falar, provavelmente achará estranho que se atribua este nome (ou seja qual nome for) a este número. Vejamos então algumas propriedades que ele tem.

A figura que se encontra abaixo é um pentágono regular. Para além dos cinco lados, também se podem aí ver as cinco diagonais. Naturalmente, todos os lados têm o mesmo comprimento e todas as diagonais têm o mesmo comprimento. E o que acontece é que se se dividir o comprimento da diagonal pelo do lado, o que se obtém é o número de ouro!

 

Outro contexto geométrico no qual surge o número de ouro é no seguinte problema: imagine-se um rectângulo r e que se remove dele o quadrado que tem por lado um dos lados menores de r. O que sobra é um rectângulo. Quais devem ser as proporções de r se se quiser que este novo rectângulo seja uma versão mais reduzida do original? Se o lado mais pequeno de r tiver comprimento a e se o lado mais pequeno do novo rectângulo tiver comprimento b, então o que se quer é que (a + b)/a = a/b. Um cálculo simples revela que isto é o mesmo que dizer que a/b é igual ao número de ouro.
                                            
Quem se tenha dado ao trabalho de ter feito o cálculo mencionado no parágrafo anterior verá que φ tem a seguinte propriedade: φ = 1+1/φ ou, o que vem dar ao mesmo, φ² = φ + 1. Da primeira igualdade vem que


φ = 1 + 1/ φ = 1 + 1/(1 + 1 / φ) = 1 + 1/(1 + 1/(1 + 1 / φ))


E assim sucessivamente. No limite, tem-se:


φ = 1+ 1/(1+ 1/(1 + 1/(1 + 1/(1 + …))))


O número de ouro (também conhecido por divina proporção) tem sido usado ao longo dos séculos em obras de arte. Aliás, o uso da letra φ para o representar é uma homenagem ao escultor grego Fídias, que o terá empregue nas suas esculturas. Outro exemplo de uso artístico do número de ouro encontra-se nos Lusíadas; veja-se Camões e a Divina Proporção, de Vasco Graça Moura. Há também fenómenos naturais onde este número surge.

O número de ouro está ligado aos números de Fibonacci (1, 1, 2, 3, 5, 8, …, com cada número após o segundo a ser a soma dos dois anteriores). Com efeito,se se for dividindo cada número desta sequência pelo anterior, vão-se obtendo as fracções 1, 2, 3/2, 5/3, 8/5, … Pois bem: esta sucessão converge para φ!



Artigos anteriores:
Publicado/editado: 22/01/2014