Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião fevereiro de 2015

                                                        


A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 25 de cada mês...


Alexandre Trocado - Professor de Matemática       



Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Artigo de fevereiro de  2015 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Coursera

Na era em que vivemos, o conhecimento está permanentemente acessível e as suas fontes encontram-se à distância de um clique.

Poderíamos ser levados a pensar que os professores iriam perder relevância na sua atividade, no entanto o excesso de informação não organizada poderá levar a uma desorientação na pesquisa e aí ganham relevância os professores do séc XXI na organização, sistematização e disponibilização de conteúdos.

Percebendo esta realidade, as universidades têm disponibilizado os conteúdos dos seus cursos na internet de diferentes modos e plataformas.

Neste artigo gostaria de falar da plataforma Coursera. 

 

Esta plataforma, que resulta da colaboração de diversas universidades de todo o mundo e, incompreensivelmente de nenhuma Portuguesa, está disponível na web ou através de aplicações para iOS e Android. O Coursera disponibiliza gratuitamente dezenas de cursos completos e eventualmente certificados (através de pagamento) em diversas áreas do conhecimento e em diversas línguas (que incluem português).

Com a inscrição em cada curso, cada aluno poderá visualizar vídeos com explicações teóricas dos conteúdos, aceder a apontamentos, bibliografia e inclusive resolver testes para avaliar os seus conhecimentos. A grande vantagem deste tipo de plataformas é permitir ao aluno estudar ao seu ritmo, em que local quiser e à hora que quiser.

Em relação à Matemática e para os professores que começam a preparar-se para as alterações no programa do ensino secundário poderão frequentar o curso de Introdução à Lógica da Universidade de Stanford.


 
Publicado/editado: 25/02/2015