Linhas e Pontos por Carlos Marinho

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião julho de 2015



 

Este espaço vai ser dedicado a aspectos simples da vida em contexto real, em que a matemática pode entrar como elemento surpresa. Em síntese, estas "linhas" terão como base "pontos" comuns da nossa vida, em que a objectividade da Matemática pode fazer compreender alguns "problemas" que vão surgindo em contexto real. Como afirmou Pitágoras, "Todas as coisas são números". Nesta rubrica tudo cabe... até a matemática.              

   

Carlos Marinho -  Professor de Matemática                



Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Quem comprou o aquário?

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião julho de 2015 

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM

Título: Quem comprou o aquário?



A versão original deste problema lógico é atribuída a Albert Einstein, segundo ele 98% das pessoas não seriam capazes de o resolver. Razão acrescida para se aceitar este desafio! Alinhadas ao longo de uma rua existem 5 casas, todas de cores diferentes. Os donos de cada uma das casas têm diferentes nacionalidades, escolhem bebidas diferentes, praticam diferentes desportos e têm animais de estimação também diferentes.


 O inglês vive na casa vermelha.

 O sueco tem cães.

 O dinamarquês bebe chá.

 A casa verde situa-se à esquerda da casa branca.

 O dono da casa verde bebe café.

 O jogador de voleibol cria pássaros.

 O dono da casa amarela joga hóquei.

 O dono da casa do meio bebe leite.

 O norueguês mora na primeira casa.

 O jogador de basebol mora ao lado do dono dos gatos.

 O dono dos cavalos mora ao lado do jogador de hóquei.

 O homem que joga bilhar bebe cerveja.

 O alemão joga futebol.

 O norueguês mora junto à casa azul.

 Um vizinho do jogador de basebol bebe água.


Quem foi recentemente à loja de animais comprar um aquário novo para os seus peixes? Uma pequena ajuda para abordar a resolução deste desafio. Use o quadro em baixo para organizar o seu raciocínio. Comece por se imaginar na rua, em frente das cinco casas. Numere-as de 1 a 5, da esquerda para a direita. A nona pista permite desde logo concluir onde mora o norueguês e começar a preencher o quadro. A partir daqui é só dispor cada uma das outras 14 frases e ir preenchendo a tabela. No final, vai saber quem comprou o aquário. Lembre-se das palavras sábias de René Descartes, um matemático francês quando disse que “não existem  métodos fáceis para resolver problemas difíceis”.



Aceite este desafio para as férias. Leve este problema consigo e num dia que não tenha mais nada para fazer, pense nesta proposta em família. Com a estratégia correta que lhe damos e o seu pensamento de mestre, vai fazer parte de um conjunto de pessoas que resolvem com distinção este problema. Como diria Albert Einstein, “a mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”. Quando descobrir quem comprou o aquário, vai descobrir que afinal existe um matemático dentro de si...


Publicado/editado: 10/07/2015