O matemático e físico inglês Isaac Newton nasceu a 4 janeiro
Clube de Matemática SPM - Vida e Obra...
Publicado a 04 de Janeiro de 2016

O matemático e físico inglês Isaac Newton nasceu a 4 janeiro

Clube de Matemática SPM - Vida e Obra...

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Isaac Newton (1643 -1727) foi um cientista inglês, mais reconhecido como matemático e físico. 



Isaac Newton nasceu a 4 de janeiro de 1643 (25 de dezembro de 1642, segundo o calendário juliano) em Lincolnshire, Londres. Newton foi um brilhante cientista inglês, mais reconhecido como físico e matemático apesar de ter sido também astrónomo, filósofo, teólogo e químico.

 

Isaac Newton tem sido “estudado” por José Veiga de Faria nos seus artigos dos eixos de opinião “Integrando”. Realçamos aqui o artigo que retrata algumas circunstâncias da sua vida e que se pensa terem levado à personalidade sóbria, fechada e solitária que o caracterizava.

 


A história mais popular, algo exagerada, que se conta sobre Newton é sobre uma maçã que lhe caiu na cabeça quando ele se encontrava num jardim, sentado por baixo de uma macieira (sugerido e retratado em alguns cartoons). Conta-se que, a partir daí, ele se terá dedicado ao estudo da força da gravidade. 

 

William Stukeley, escritor e amigo de Newton recorda uma conversa que teve com ele em Kensington a 15 de Abril em 1726, onde Newton relembra como se apercebeu da força da gravidade. Stukeley retrata-a em "Memoirs of Sir Isaac Newton’s Life":

 

"It was occasioned by the fall of an apple, as he sat in contemplative mood. Why should that apple always descend perpendicularly to the ground, thought he to himself. Why should it not go sideways or upwards, but constantly to the earth's centre? Assuredly the reason is, that the Earth draws it. There must be a drawing power in matter. And the sum of the drawing power in the matter of the Earth must be in the Earth’s centre, not in any side of the Earth. Therefore does this apple fall perpendicularly or towards the centre? If matter thus draws matter; it must be proportion of its quantity. Therefore the apple draws the Earth, as well as the Earth draws the apple." 

 

Martin John Rees, Presidente da Britain's Royal Society (2005/2010) referiu sobre Newton: 


"He showed that the force that makes the apple fall and that holds us on the ground

is the same as the force that keeps the moon and planets in their orbits".

 

A obra científica de três volumes intitulada "Philosophiae Naturalis Principia Mathematica", escrita por Newton, é considerada uma das mais influentes na história da ciência, e explica a "Lei da Gravitação Universal" e as "Três Leis de Newton".

 

Para além destas descobertas, Newton fez outras que foram muito importantes para a ciência, tais como: o Binómio de Newton; o Teorema do cálculo integral e diferencial; o Telescópio de reflexão; a Decomposição da luz pelos prismas; a Formação de uma hipótese sobre a natureza da luz, entre outras. Pensa-se que ocorreram muitas outras que não foram anotadas. Diante de todas as suas descobertas, Newton acreditava que ainda havia muito para ser descoberto.

 

Publicou obras muito importantes para a física e para matemática, mas também publicou na área da química, alquimia e teologia.

 

Isaac Newton foi nomeado “Cavaleiro”, pela rainha Anne e ficou na história como o primeiro cientista a ser honrado pelo seu trabalho.

 

Sir Isaac Newton (Presidente da Royal Society a partir de 1703 até ao final dos seus dias), foi considerado pela Royal Society o cientista que causou mais impacto na história da ciência.

 

O poeta Alexander Pope homenageou Sir Isaac Newton ao escrever o seu epitáfio: 


"Nature, and Nature's Laws lay hid in Night.

 God said, 'Let Newton be!' and all was Light."