Linhas e Pontos por Carlos Marinho

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião fevereiro de 2016



 

Este espaço vai ser dedicado a aspectos simples da vida em contexto real, em que a matemática pode entrar como elemento surpresa. Em síntese, estas "linhas" terão como base "pontos" comuns da nossa vida, em que a objectividade da Matemática pode fazer compreender alguns "problemas" que vão surgindo em contexto real. Como afirmou Pitágoras, "Todas as coisas são números". Nesta rubrica tudo cabe... até a matemática.                    

   

Carlos Marinho -  Professor de Matemática                      



Linhas e Pontos por Carlos Marinho - 2016 é composto...

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião fevereiro de 2016 

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: 2016 é composto...


O matemático britânico Sir Isaac Newton, nasceu a 3 de janeiro de 1643, foi uma das maiores figuras do mundo científico de todos os tempos. Uma das leis da física por si descoberta (3ª Lei de Newton) foi o Princípio da Ação e Reação "as forças atuam sempre em pares, para toda força de ação, existe uma força de reação".


No novo ano, novas ideias/forças terão de aparecer. Aqui fica uma. Num momento, em que forças desvalorizam o mundo do trabalho, terá de haver uma outra força (reação) que defenda o trabalho e as pensões do futuro.


Em pleno século XXI, as máquinas começam aceleradamente a substituir as pessoas. É um facto bom e... mau. Existem máquinas que são essenciais. Outras não. É a evolução. Até aqui tudo pacífico. Temos máquinas que substituem o homem nas portagens/scuts, nas caixas dos supermercados, nas bombas de gasolina, nas vendas da internet, (...), a lista que substituem o ser humano é limitada mas abundante e preocupante. Quanto é que pagam ou contribuem cada uma destas máquinas para a segurança social? Zero! 


Fazem ou não o trabalho de pessoas?


Aqui entra a matemática. A ideia terá de passar pelo pagamento, por parte da empresa que utiliza a máquina de uma verba que mesmo sendo ínfima poderá ser compensatória e poderá futuramente ajudar a equilibrar a segurança social. Entre trabalhador  (11%) e empresa, os descontos para a segurança social ultrapassam os 30%. Em 1960, o gasto anual em pensões era de 1061,7 euros, em 2013 a conta subiu para 13 161 006,5 euros.

 
Mais máquinas, menos trabalho, menos contribuição. Dos milhões de euros que anualmente são faturados com ausência do trabalho das pessoas versus realizado por máquinas, Portugal e Europa têm de legislar para defender as pessoas e o futuro.


Este é um tema que em vez de dividir, pode ser composto de uma natureza positiva para todos. Fica aqui uma ideia que protege tudo e todos. Isaac Newton defendeu que “a verdade deve ser sempre encontrada na simplicidade, e não na multiplicidade e confusão de coisas”.
 
O número 2016, do novo ano é denominado na matemática como composto, logo não é primo porque tem mais de dois divisores. 

Que 2016 seja um ano composto de boas ideias que protejam todos...


Publicado/editado: 10/02/2016