Intervalos por Fernando Pestana da Costa

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião julho de 2016



 


No ano em que a SPM faz 75 anos, este será um espaço onde a matemática vai ser o tema central todos os dias "uns" de cada mês. Intervalos será o título desta rubrica...                           

   

Fernando Pestana da Costa -  Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática                            



Intervalos por Fernando Pestana da Costa (Presidente da SPM) - Quase no fim

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião julho de 2016

 

Clube de Matemática SPM     
Facebook Clube SPM 

          

Título:
Quase no fim

Este é o décimo oitavo e último “Intervalo” que escrevo para o Clube de Matemática da SPM. Na assembleia geral eleitoral que decorrerá no próximo dia 12 será eleita uma nova direção e cessará, assim, a minha intervenção nesta coluna de opinião. 


Foram quase duas dezenas de textos mensais, a serem publicados no dia 1 de cada mês e que nem sempre foram fáceis de produzir: teriam de ser sobre algo que pudesse interessar os leitores do Clube, que tivesse relação com a Matemática, que eu conhecesse e me interessasse e, finalmente, sobre o qual tivesse, na altura, inspiração para escrever. 


A interseção de tantas condições não raras vezes correu o risco de produzir o conjunto vazio… Como no caso do artigo “Matemática em todo o lado”, de abril de 2015, cuja inspiração surgiu perigosamente perto do final do prazo quando, por mero acaso, entrei numa livraria em Munique e dei de caras com o livro “The Simpsons and their Mathematical secrets”. Em outras situações o tema definiu-se claramente no meu espírito com bastante antecedência, como o que aconteceu um ano depois, em maio de 2016, quando o tema do artigo “Um abril diferente” ficou claro pouco depois de ter começado a lecionar um curso de curta duração no African Institute for Mathematical Sciences, na Cidade do Cabo. Na maioria dos casos tratou-se de organizar ideias e escrever sobre o que, na altura, me preocupava: fosse sobre as avaliações externas (em maio de 2015 e fevereiro de 2016), sobre questões relacionadas com os programas (em março, abril e junho de 2016), ou sobre eventos ou lugares que me impressionaram (em outubro de 2015, sobre duas comunicações no 3º Encontro Viva a Matemática e, em novembro de 2015, sobre o Institut Henri Poincaré em Paris).


Foi uma experiência fascinante escrever estes “Intervalos”. Uma experiência por vezes difícil e consumindo uma quantidade de tempo de que eu verdadeiramente não dispunha, mas constituindo sempre um interessantíssimo desafio. E por isso agradeço à Adília e ao Carlos Marinho, atuais responsáveis editoriais do Clube de Matemática da SPM, a oportunidade que me deram de colaborar neste magnífico espaço plural de informação, partilha e divertimento que espero que continue ativo e dinâmico por muitos, muitos anos. 


Como presidente da SPM, despeço-me aqui. 


Como leitor anónimo do Clube, continuarão a ter-me presente!


Publicado/editado: 01/07/2016