Bits&Bytes por Alexandre Trocado
Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião setembro de 2016
Publicado a 25 de Setembro de 2016

                                                        


A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 25 de cada mês...


Alexandre Trocado - Professor de Matemática       


Bits&Bytes por Alexandre Trocado - ClassDojo

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião setembro de 2016

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


         Título: 
ClassDojo

 


O ClassDojo é uma aplicação que poderá ajudar os professores a melhorar a dinâmica e o empenho dos alunos nas suas aulas. Este software tem como objetivo classificar o desempenho dos alunos através da atribuição de pontos. Assim, se um aluno fizer algo de relevante o professor poderá atribuir pontos positivos ou caso contrário atribuir pontos negativos.

No entanto, a grande vantagem deste software é permitir que alunos acedam, em tempo real, aos seus pontos. Assim, através de uma saudável competição, o professor poderá obter uma maior dedicação dos alunos à sua disciplina.

Caso o professor pretenda, poderá também fornecer um código aos encarregados de educação, através do qual poderão aceder às informações sobre o seu educando.

Cada professor poderá personalizar o motivo pelo qual atribui cada ponto através da definição de um ícone assim como o número de pontos que lhe correspondem.

    

A cada aluno é atribuído um avatar (um monstrinho) que poderá ser personalizado e apenas pode visualizar os pontos que lhe são atribuídos.


O professor poderá também obter, em qualquer instante, um relatório sobre o desempenho quer de cada aluno quer de toda a turma e exportá-lo para uma folha de cálculo.


Caso a competição se torne bastante acesa, o professor dispõe de uma ferramenta que lhe permite escolher aleatoriamente um aluno, de entre toda a turma para lhe ser dada uma oportunidade de participar.


Assim, os professores poderão tirar partido da tecnologia para estimular o empenho e a motivação dos alunos na sala de aula.