Linhas e Pontos por Carlos Marinho
Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião outubro de 2016
Publicado a 10 de Outubro de 2016



 

Este espaço vai ser dedicado a aspectos simples da vida em contexto real, em que a matemática pode entrar como elemento surpresa. Em síntese, estas "linhas" terão como base "pontos" comuns da nossa vida, em que a objectividade da Matemática pode fazer compreender alguns "problemas" que vão surgindo em contexto real. Como afirmou Pitágoras, "Todas as coisas são números". Nesta rubrica tudo cabe... até a matemática.                          

   

Carlos Marinho -  Professor de Matemática                            



Linhas e Pontos por Carlos Marinho - Comunicar o Saber

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião outubro de 2016 

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM

Título: Comunicar o Saber


Saber comunicar é uma tarefa fundamental no sucesso de qualquer atividade. Nas escolas, no desporto, na medicina, na política, no comércio e outras áreas afins. 


O brasileiro Idalberto Chiavenato refere que “a comunicação é uma atividade que tem dois pressupostos básicos: oferecer informação e compreensão necessárias para que as pessoas possam conduzir-se nas funções e, proporcionar as atitudes que promovam motivação, cooperação e satisfação nos cargos”. 


Saber comunicar é essencial. Discutir ideias e dar opiniões é acrescentar qualidade nas relações.
 
Mas o sucesso de qualquer profissional, passa também por outra componente que é fundamental: o conhecimento. A comunicação e o conhecimento estão ligados para o sucesso.


Transmitir conhecimento, tem como base desde logo o saber. Por exemplo, ensinar matemática tem logo uma condição para quem ensina. Tem de ter conhecimentos e dominar totalmente os conteúdos que está a passar aos seus alunos. Depois, claro, o comunicar é vital para a aprendizagem. O que seria de um professor que não soubesse comunicar com os seus alunos? Na verdade, sabemos que o conhecimento e a comunicação têm que andar de mãos dadas! O aluno aprende se o professor tem conhecimentos, mas não sabe comunicar? O aluno aprende se o professor sabe comunicar, mas o seu conhecimento é escasso?  


Ensinar é a segunda melhor coisa do mundo. Ensinar matemática é a melhor coisa do mundo! O matemático francês Siméon-Denis Poisson defendeu que "a vida é boa para apenas duas coisas: fazer matemática e ensiná-la."


Deixo-vos uma pequena história que retrata o tema comunicação e, que nos pode pôr a pensar. Um casal com 75 anos, faz 50 anos de casados. Ao longo dos anos, nunca tiveram uma única discussão. Amavam-se muito. Mantinham sempre o mesmo ritual na hora de jantar. Ela, como ato de amor, após servir a sopa para ambos, partia um bocado de uma broa. Separava a crosta do miolo. Comia a crosta e num gesto apaixonado colocava na boca do marido o miolo. No dia do aniversário de ouro, algo inesperado aconteceu. Ao separar a broa, fez um compasso de espera e num gesto indómito, pegou no miolo e... colocou na própria boca. Depois, pegou na crosta e deu ao marido. Fez-se um silêncio desconcertante e preocupante. Após mais de um minuto, o marido fixando a mulher diz-lhe: “Amo-te cada vez mais, minha querida. Passados 50 anos de casados, finalmente comi a parte da broa que mais gosto, obrigado.” 


No mundo que vivemos, saber comunicar é saber comunicar o saber. Pode não ser para todos mas é necessário que o saber chegue a todos. Um dia perguntaram a Madre Teresa de Calcutá qual a primeira necessidade, “a primeira necessidade? Comunicar.”