Bits&Bytes por Alexandre Trocado
Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião outubro de 2016
Publicado a 25 de Outubro de 2016

                                                        


A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 25 de cada mês...


Alexandre Trocado - Professor de Matemática       


Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Espionagem a partir do saco de batatas fritas

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião outubro de 2016

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


         Título: Espionagem a partir do saco de batatas fritas

O MIT desenvolveu um algoritmo que permite extrair o audio a partir das vibrações que o som produz nos objetos.


Quando um som atinge um objeto, faz com que este vibre. Mas estas vibrações poderão ser tão pequenas que o olho humano poderá não se aperceber delas.


Assim, recorrendo a uma câmara de filmar de alta precisão, os investigadores do MIT conseguiram associar as vibrações emitidas por cada som e assim conseguiram reproduzir os sons a partir das imagens da gravação.


Para exemplificarem usaram um saco de batatas fritas, mas como é possível observar no vídeo seguinte, este método não fica apenas pelas batatas fritas, mas pode ser aplicado a todos os objetos que consigam vibrar com alguma facilidade.


Apesar de já ter sido anunciada em 2014, a ideia de extrair som a partir de imagens poderá ter bastantes aplicações e inspirar outras investigações nos próximos anos, dado que os aparelhos que fazem filmagens apresentam cada vez maior precisão.