Integrando por José Veiga de Faria
Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião fevereiro de 2017
Publicado a 25 de Fevereiro de 2017

 


Neste espaço propomo-nos disponibilizar pequenos artigos que forneçam um complemento de formação aos alunos do secundário para que entrem no Ensino Superior mais preparados/motivados  na área da Matemática, ou artigos que sejam uma reflexão (que poderá aparecer sob a forma de entrevista) sobre o ensino da Matemática ou a vida nas escolas ou o papel que estas desempenham no desenvolvimento do País sempre com o objectivo de ajudar a integrar o aluno com a sua formação matemática, o aluno com os professores, ambos com a Escola e esta com o País.                                                     

José Veiga de Faria - Professor de Matemática                                                      


Integrando por José Veiga de Faria - A Física em auxílio da Matemática

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião fevereiro de 2017

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: A Física em auxílio da Matemática


Se, como diz Wigner, é admirável e incompreensível que nos tenha sido dada uma linguagem com a qual conseguimos entender, e até certo ponto moldar, a forma como a Natureza funciona mais admirável seria se o Universo pudesse ser reduzido a algumas fórmulas Matemáticas a que o Criador terá recorrido para o conceber.


Tentativas para chegar até elas não param desde o século XIX. E procuram-se sempre fórmulas simples por se acreditar que a Natureza se comporta da maneira mais simples como o raio de luz. As equações de Einstein podem escrever-se numa ou duas linhas e os actuais físicos da Teoria das Cordas avaliam a qualidade do modelo que encontraram pela simplicidade das fórmulas matemáticas que o descrevem.


Assim, podendo o comportamento da Natureza ser descrito por fórmulas matemáticas, já não admira tanto que também o Mundo Físico sirva de inspiração para a descoberta de solução para problemas matemáticos como foi o caso da Braquistócrona.


Leia mais aqui.