Identidade por Jorge Buescu
Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião Março de 2017
Publicado a 01 de Março de 2017

 



1 é a identidade multiplicativa. 

E também o dia de o Presidente da SPM partilhar o seu ponto de vista.                                                          

Jorge Buescu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática     


Identidade por Jorge Buescu - A internacionalização da SPM: três breves notas

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião Março de 2017

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: A internacionalização da SPM: três breves notas


A Matemática é um empreendimento global. A SPM, correspondendo a este desafio, está profundamente envolvida no movimento matemático internacional. Seguem-se três apontamentos concretos e actuais deste envolvimento.

  1. A SPM foi convidada de honra no Encontro Bienal da RSME (Real Sociedad Matemática Española), que decorreu em Zaragoza de 30 de Janeiro a 3 de Fevereiro de 2017 (http://www.rsme.es/content/view/2114/1/). Foi um Encontro de grande fôlego, reunindo quase 600 matemáticos. Nesta ocasião foram discutidas pelos Presidentes da SPM e da RSME várias questões bilaterais, como o futuro dos Encontros Ibéricos de Matemática, as Olimpíadas Ibero-Americanas de 2018 que pela primeira vez terão organização conjunta de dois países (Portugal e Espanha) e futuras colaborações entre as duas sociedades no âmbito da European Mathematical Society. Na sessão solene, precedida por uma conferência do Medalha Fields Martin Hairer, foi distinguido o jovem matemático português Nuno Freitas com o Prémio José Luis Rubio de Francia. Nuno Freitas trabalha em Teoria de Números e está actualmente na Universidade de British Columbia.
  2. Numa iniciativa conjunta da Sociedade Portuguesa de Matemática e da British Society for the History of Mathematics, foi disponibilizado um site de selos matemáticos, em www.mathematicalstamps.eu. Este site pretende ser um recurso dirigido a estudantes, professores e em geral a todos os interessados, e é de acesso e utilização livres. Nele estão expostos e descritos mais de 450 selos de correio de todo o Mundo nos quais figuram Matemática ou matemáticos, com um extenso comentário histórico escrito por Robin Wilson. Os comentários estão actualmente em inglês e português, e espera-se que futuramente noutras línguas também.
  3. A European Mathematical Society, que celebrou recentemente o seu 25º aniversário, realiza anualmente o Presidents’ Meeting – reunião dos Presidentes de todas as sociedades matemáticas que a integram. Em 2017 pela primeira vez Portugal acolherá pela primeira vez esta grande reunião internacional, que se realizará nos dias 1 e 2 de Abril na Fundação Calouste Gulbenkian (http://ems2017.spm.pt/index.html). A SPM, que organiza o evento, tem a honra e o prazer de acolher as sociedades matemáticas europeias que integram a EMS, num encontro cujo objectivo é a articulação e definição de políticas e esforços comuns.

Estes três exemplos do envolvimento e compromisso internacional da Sociedade Portuguesa de Matemática, temporalmente concentrados, são um bom espelho da representação, visibilidade e relevância que a SPM pretende que Portugal tenha, cada vez mais, no contexto internacional.