Miguel Maia - Entrevistado clube spm de abril de 2017...
Clube Matemática da SPM - Clube Entrevista
Publicado a 01 de Abril de 2017

Miguel Maia - Entrevistado clube spm de abril de 2017...

Clube Matemática da SPM - Clube Entrevista

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM   


Miguel Maia é o convidado do clube spm do mês de abril de 2017. Uma entrevista em bloco que vai da infância feliz na rua, às areias do vólei de praia, à magia dos jogos olímpicos, à paixão pelo voleibol, e claro à beleza da matemática numa distribuição bem definida. 

Após um bom aquecimento ficamos a perceber a razão pela qual é o número um do voleibol nacional, numa entrevista jogada através deste serviço...





Como foi a sua infância?
A minha infância foi espetacular, dado que na minha época podíamos brincar na rua sem problemas. Na altura, jogava vólei, futebol e hóquei em campo na rua, o que fazia com que tudo fosse mais saudável.


Lembra-se das aulas de matemática na escola?
Sim, lembro-me. Matemática e Educação Física eram as minhas disciplinas favoritas.




Como começou a paixão pelo voleibol?
A paixão pelo voleibol começou muito cedo porque o meu pai era diretor de Voleibol da Associação Académica de Espinho. Eu nasci numa cidade que respira voleibol, tinha primos que jogavam vólei, por isso tudo foi muito natural.


É o jogador com mais títulos no voleibol nacional. Como se chega a estes números impressionantes?
Os meus títulos estão ligados a uma paixão enorme pela modalidade, dedicação, muito treino, e por integrar bons grupos e ser treinado por bons treinadores. Tudo aparece depois na sequência destes factores todos.




Escolheu o número 8 para a camisola. Porquê? 
Foi o meu número preferido, tinha um jogador que era uma referência para mim que jogava com esse número, e depois ficou para mim.


Esteve presente em 3 jogos olímpicos. O que guarda desses momentos com o seu colega João Brenha?
Jogos Olímpicos são o sonho de qualquer atleta. Cheguei lá com o João, mas tivemos que trabalhar muito para o conseguir. Lembro que foi a partir daí que o vólei de Praia começou a ser falado em Portugal, por isso temos essa responsabilidade.




O Porto Vólei é uma equipa que…
O Porto Vólei é uma equipa que está a acrescentar qualidade ao desporto na cidade do Porto e, acima de tudo tem uma grande responsabilidade social.


No futuro iremos ter o Miguel Maia a treinador?
No futuro serei o que o Voleibol quiser. Estou apto para ser treinador ou dirigente.




O Sporting Clube de Espinho é um clube que…
O Sporting Clube de Espinho é tudo para mim, deu-me muito, devo-lhe muito, e é o clube com melhor palmarés em Portugal.


Miguel Maia é…
... um sortudo por ter tido muito apoio ao longo da carreira e que teve a brilhante ideia de se dedicar ao voleibol. Estou grato a tudo e a todos.


Carlos Marinho