Identidade por Jorge Buescu

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião Maio de 2017

 



1 é a identidade multiplicativa. 

E também o dia de o Presidente da SPM partilhar o seu ponto de vista.                                                          

Jorge Buescu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática      


Identidade por Jorge Buescu - Dois grandes eventos para jovens

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião Maio de 2017

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Dois grandes eventos para jovens


Realizaram-se recentemente dois grandes eventos de Matemática para jovens organizados pela Sociedade Portuguesa de Matemática: o Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM) e as Olimpíadas Portuguesas de Matemática. Ambos foram enormes sucessos. 


O Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos, organizado conjuntamente com a LUDUS, a APM e a Ciência Viva, teve a sua final nacional em Guimarães, no passado dia 24 de Março. Reuniu cerca de 1500 jovens estudantes de centenas de escolas do País de todos os níveis de ensino, do 1.º Ciclo do Básico até ao Secundário. 


A fase preliminar do CNJM envolve dezenas de milhar de participantes do Ensino Básico e Secundário. Nestas eliminatórias, cada escola pode seleccionar um representante para os campeonatos em cada categoria. A fase final do CNJM tem lugar num só dia, sendo que as eliminatórias ocorrem de manhã e a fase final, encontrando os vencedores de cada um dos 12 campeonatos, ocorre da parte da tarde. Paralelamente, o CNJM conta com um concurso de invenção de jogos com o material dos jogos do evento. O CNJM também conta com a participação de um considerável número de participantes invisuais que são integrados no campeonato de igual para igual com os restantes alunos.


O contexto é lúdico, mas muitos destes jovens têm aqui uma genuína experiência matemática. Seguramente para todos os envolvidos, incluindo pais e professores, trata-se de uma experiência inesquecível.  


A final nacional das Olimpíadas de Matemática realizou-se em Viseu, de 5 a 8 de Abril, na Escola Secundária de Emídio Navarro. Os 90 participantes vêm de todo o país e têm idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. Chegaram à final depois de enfrentarem duas eliminatórias e de concorrerem com mais de 40 mil alunos. Estes jovens tiveram experiências inesquecíveis, começando pelas provas matemáticas propriamente ditas até um peddy-paper meticulosamente organizado pela Organização local. A Rua Direita de Viseu transformou-se num verdadeiro circuito matemático. 

Um dos pontos altos foi a cerimónia de entrega dos prémios no dia 8, que contou com a presença das forças vivas de Viseu e do Ministro da Educação, que saudou vivamente a SPM e descreveu as Olimpíadas como um “evento excepcional no panorama educativo português”. 


Os vencedores das categorias A e B poderão ainda vir a integrar as delegações que representarão Portugal nas competições internacionais depois de frequentarem um estágio no projeto Delfos, em Coimbra. As Olimpíadas Internacionais de Matemática terão lugar no Rio de Janeiro, Brasil, no mês de Julho, as Olimpíadas da CPLP decorrerão no Porto, de 23 a 30 de Julho, e as Olimpíadas Ibero-Americanas de Matemática realizar-se-ão no mês de Setembro na Argentina.


A Sociedade Portuguesa de Matemática dedica-se com toda a energia aos nossos jovens, para neles despertar e desenvolver o entusiasmo pela Matemática. Neles reside o nosso futuro: serão eles os matemáticos e cientistas de amanhã. 


Publicado/editado: 01/05/2017