A Vida e Obra do matemático Marin Mersenne - Nasceu em 8 Set 1588...
Clube de Matemática SPM - A Vida e Obra...
Publicado a 08 de Setembro de 2017

FA Vida e Obra de Marin Mersenne - Nasceu a 8 de setembro de 1588...   

Clube de Matemática SPM - A Vida e Obra...

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


A Vida e Obra do matemático Marin Mersenne



 


Marin Mersenne foi um matemático francês. Ficou na história da matemática pelo estudo aprofundado dos números primos (denominados primos de Mersenne). Embora se saiba muito pouco sobre a sua infância, nasceu numa família rural em 1588. De 1604 a 1609 estudou na capital francesa com os jesuítas e nos dois anos seguintes estudou teologia em Sorbonne. Em 1611 entra para a Ordem dos Mínimos, dedicando-se à oração e ao estudo. Mersenne começou a interessar-se pela ciência, muito por causa de Galileu, dando início a uma estreita relação com os mais importantes cientistas da época. Num momento atribulado em que não existiam revistas científicas, o papel de Marin Mersenne foi fundamental na divulgação de novas descobertas que se faziam por toda a Europa. Mersenne era o centro da divulgação científica, correspondendo-se com os maiores cientistas seus contemporâneos, como René Descartes, Galileu, Pierre Fermat, Blaise Pascal ou Torricelli. Organizava diversos encontros viajando com frequência pela Europa para se encontrar com alguns deles. Este círculo alargado de cientistas europeus é por vezes designado por Academia de Mersenne.


Em Julho de 1648 adoeceu, tendo falecido em Setembro do mesmo ano. O seu grande interesse pelo estudo científico levou-o a determinar, no seu testamento, que o seu corpo fosse usado para investigação. 


Como curiosidades, até ao momento foram descobertos 49 primos de Mersenne (último descoberto foi em janeiro de 2016, que é igualmente o maior número primo conhecido até à data) e o asteróide "8191 Mersenne" foi baptizado com este nome em sua honra. O número 8191 é o quinto primo de Mersenne, 213-1. 


Por Carlos Marinho