Leopold Kronecker, matemático alemão nasceu a 7 de dezembro de 1823...
Clube SPM - Vida e Obra
Publicado a 07 de Dezembro de 2017

Leopold Kronecker, matemático alemão nasceu a 7 de dezembro de 1823...

Clube SPM - Vida e Obra

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM

Leopold Kronecker, matemático alemão nasceu a 7 de dezembro de 1823...


       


O matemático alemão Leopold Kronecker nasceu no século XIX a 7 de dezembro de 1823. O seu pai foi Isidor Kronecker, um homem de negócios com grande sucesso e a sua mãe Johanna Prausnitzer, oriunda de uma família rica, proporcionaram-lhe uma vida boa e sem problemas.  

Kronecker foi visto como um promissor estudante na Universidade de Berlim, decorria o ano 1841, onde estudou com outros nomes grandes da ciência como foram os casos de Dirichlet e Steiner. Não se limitou ao estudo da matemática, envolvendo-se noutros temas como a astronomia, meteorologia ou química. Estava especialmente interessado nas obras filosóficas de Descartes, Leibniz, Kant, Spinoza ou Hegel.  

Depois de passar o verão de 1843 na Universidade de Bonn, escolheu a astronomia em detrimento da matemática. Contudo, mais tarde, a matemática viria a chamá-lo de uma forma natural quando se inscreveu na Universidade de Breslau. A razão dessa mudança teve  a ver com o seu interesse pela matemática. O encontro com o professor Kummer que tinha sido nomeado para lecionar uma cadeira em Breslau, foi muito importante para esta mudança. 


Kronecker tinha alguns complexos por ser um homem de estatura pequena, levando-o a trocar alguns comentários menos abonatórios com outros colegas, que aproveitavam esta sua característica para o minimizar. Uma dessas trocas acesas de palavras foi com Schwarz lhe enviou uma saudação com segundas intenções dizendo "aquele que não honra o menor, não é digno do grande". Schwarz referia-se com algum gozo ao pequeno homem que Kronecker era em detrimento a Wierestass que era um homem grande. Quem não achou piada nenhuma foi Kronecker que a partir daquele dia cortou relações com o seu colega.

Kronecker obteve o grau de doutor com apenas 22 anos de idade em 1845 com uma tese sobre Teoria dos Números. As suas principais contribuições para a matemática foram no campo da álgebra e continuidade de funções. 

Leopold Kronecker morreu em Berlim a 29 de dezembro de 1891 aos 68 anos. 

Frase mais famosa deste matemático: 

"Deus criou os inteiros; todo o resto é trabalho do homem."


  Por Carlos Marinho