Daniela Gonçalves - Professora do Ensino Superior na ESE de Paula Frassinetti e Investigadora na Universidade Católica Portuguesa, Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano, Portugal (Ver +)
Título: Hábitos – educativos – saudáveis
Os padrões de um desempenho docente – excelente –, atualmente, são muito superiores aos do passado recente, o que significa que aumentou exponencialmente a responsabilidade dos professores relativa (também) à preparação dos alunos. É mesmo necessário remar contra a corrente. A diferença reside essencialmente numa prática educativa diária exigente, próxima e rigorosa, a par de uma crescente vontade/disponibilidade e capacidade de ir para além dos limites e da nossa zona de conforto, assumindo princípios fundamentais do nosso ato educativo. Neste caso, estão contemplados princípios antropológicos, epistemológicos e axiológicos que permitem um desenho da nossa ação educativa mais ajustado e alinhado com uma sociedade mais justa, mais inclusiva e mais humana. Portanto, apresentam-se como princípios que nos conduzem a hábitos educativos saudáveis.
É acima de tudo uma questão de esforço e de investimento em hábitos saudáveis, tendo como critérios a qualidade do serviço educativo prestado. É acima de tudo uma questão de esforço e de uma preparação focalizada no (alto) rendimento académico de todos os alunos e de cada aluno.
Aqueles professores que fazem a diferença para melhor, caracterizam-se pela sua vontade constante de melhorar e pela enorme capacidade para procurar a melhor estratégia de ensino de forma quase obsessiva. Revelam, portanto, o hábito saudável de estarem sempre à procura da excelência no ensino, o que significa que se centram nas diversas formas de fazer aprender e tornar as aprendizagens sustentáveis. Remam contra essa ou outra qualquer corrente que não vislumbre hábitos desta natureza.
A paixão, a vocação e o(s) conhecimento(s) de um professor expressa-se através do modelo e da referência que é capaz de ser.
Celebremos, portanto, os hábitos educativos saudáveis e comemoremos os dias especiais. E há dias bem mais especiais: os dias de aula; os dias de pequenas e grandes vitórias; os dias em que percebemos que os nossos alunos estão a trilhar o seu caminho; os dias em que percebemos claramente a grandeza e inteireza da nossa profissão.
Partilho aqui a apologia de mais dias de hábitos educativos saudáveis onde a nossa ação, sustentada pelos nossos princípios, faça reavivar uma Pedagogia Democrática e que a palavra de ordem seja o(s) conhecimento(s).
Que a busca incessante do(s) conhecimento(s) nos acompanhe.
Que a busca incessante do(s) conhecimento(s) signifique hábito.
Que a busca incessante do(s) conhecimento(s) aconteça de modo saudável e sempre num cenário de interdependência: com todos, para todos e por todos, onde cada um pode ser, aprender e conhecer.