Integrando por José V. de Faria


 


Neste espaço propomo-nos disponibilizar pequenos artigos que forneçam um complemento de formação aos alunos do secundário para que entrem no Ensino Superior mais preparados/motivados  na área da Matemática, ou artigos que sejam uma reflexão (que poderá aparecer sob a forma de entrevista) sobre o ensino da Matemática ou a vida nas escolas ou o papel que estas desempenham no desenvolvimento do País sempre com o objectivo de ajudar a integrar o aluno com a sua formação matemática, o aluno com os professores, ambos com a Escola e esta com o País. 

 José Veiga de Faria - Professor de Matemática  


 

Artigo de Maio


Título: Vale a pena ter um Clube de Matemática na minha Escola?  


Interrompemos este mês a sequência de artigos sobre cónicas que temos vindo a apresentar (retomaremos no próximo mês) para lançar um desafio aos professores de Matemática que estão a planear o próximo ano letivo: criar um Clube de Matemática na vossa Escola.

Para proporcionar uma noção de como criar um tal Clube, como o equipar, como o por a funcionar bem como avaliar as vantagens que pode trazer resolvemos entrevistar a Prof.ª Dulce Dias e a Prof.ª Patrícia Silva do Colégio S. João de Brito.

A razão por que escolhemos este Colégio é por nele funcionar, desde há cinco anos e com sucesso, um Clube de Matemática que nós próprios ajudámos a fundar.

A Prof.ª Dulce Dias é a Responsável pelo Departamento de Matemático do Colégio S. João de Brito e foi a pessoa de quem partiu a ideia de criar o Clube e a cujo empenho, tenacidade e inteligência se deve a sua existência.

 A Prof.ª Patrícia Silva tem sido a alma do Clube nos últimos anos.

Resta-nos dizer que tanto nós como as entrevistadas estamos totalmente disponíveis para transmitir todos ensinamentos que esta experiência nos proporcionou a todos os que nos quiserem contactar.
Segue a entrevista que elas nos concederam:

   

Com que objetivos e como nasceu o Clube de Matemática no Colégio S. João de Brito?
Sempre que vinham do exterior desafios como por exemplo participar nas provas Canguru ou nas Olimpíadas Matemáticas, nomeadamente da SPM, sentíamos que tínhamos que investir na preparação destes eventos. Foi assim, que há cinco anos, com a grande colaboração do Professor Veiga de Faria, começámos a trabalhar no sentido da excelência. Em simultâneo, envolvemo-nos no projeto “Matemática a Brincar” dinamizado pela Faculdade de Ciências, o que nos levou a perceber que também podíamos investir noutra franja e, com outro objetivo, de uma forma mais lúdica.                                             


De que equipamentos dispunha o Clube? E atualmente?
Começámos com uma pequena biblioteca, jogos de estratégia e jogos de engenho. Entretanto ganhámos terreno, conseguimos outros materiais (em particular através da Associação Ludus), um espaço e, sobretudo, bastante disponibilidade por parte de alguns professores.  Os apoios com que contamos são importantes na medida em que ajudam no treino dos alunos para os jogos, mas parece-nos que o mais importante é a disponibilidade dos professores da Escola para os envolver em todos os desafios que existem propostos pelas várias entidades ligadas à Matemática, como por exemplo, a SPM. 




Como funcionava/funciona o Clube e com que frequência?

Desde o ano passado, todas as horas de almoço abrimos o Clube com o objetivo de treinar os alunos para os vários campeonatos e desenvolver o prazer de “Brincar com a Matemática” e, ao fim do dia funcionamos como Laboratório onde se esclarecem dúvidas e se desafiam os alunos a procurar saber mais.


É mais uma ajuda para àqueles que têm dificuldades ou um desafio para os que têm talento?

Os alunos passaram a usar o espaço que temos com duplo objetivo: melhorar o seu desempenho no âmbito da disciplina e vencer desafios extra curriculares. Sentimos que funciona tanto como um ponto de captação de talentos como de reconciliação com a disciplina para os mais refractários.

 


Há articulação com as Universidades no sentido de proporcionar aos mais interessados e capazes preparação para as Olimpíadas Matemáticas ou palestras interessantes dadas por Professores convidados?

Como já não temos dúvidas que esta é uma forma de desenvolver nos alunos o gosto pela Matemática, para além de os envolvermos em todos os desafios que nos são propostos, ainda os convidamos a participar em conferências que lhes elevem o nível de conhecimento. Por outro lado, a nível interno, organizamos palestras para as quais temos vindo a convidar Professores dos Departamentos de Matemática das várias Universidades. Começámos agora a tentar organizar sessões de preparação para as Olimpíadas.


Encorajaria outras Escolas a criarem o seu próprio Clube? Que conselhos lhes daria?

Eu diria: tentem arranjar uma equipa de professores que gostem verdadeiramente de Matemática e de ver os alunos a tirar partido de tudo o que ela nos pode proporcionar.


Que balanço faz das atividades do Clube?

 Tem sido muito gratificante e este ano conseguimos “duas cerejas no topo do bolo” : em tão pouco tempo ajudámos alunos nossos a ganhar uma Medalha nas Olimpíadas e outra no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos.





Todos os dias 29 de cada mês:


 Artigo de Abril por José Veiga de Faria "Cónicas - A Hipérbole"  


Artigo de Março por José Veiga de Faria "Cónicas - A Elipse II"  


Artigo de Fevereiro por José Veiga de Faria "Cónicas"  


Artigo de Janeiro por José Veiga de Faria "Introdução"  



Publicado/editado: 28/05/2012