Integrando por José Veiga de Faria


 


Neste espaço propomo-nos disponibilizar pequenos artigos que forneçam um complemento de formação aos alunos do secundário para que entrem no Ensino Superior mais preparados/motivados  na área da Matemática, ou artigos que sejam uma reflexão (que poderá aparecer sob a forma de entrevista) sobre o ensino da Matemática ou a vida nas escolas ou o papel que estas desempenham no desenvolvimento do País sempre com o objectivo de ajudar a integrar o aluno com a sua formação matemática, o aluno com os professores, ambos com a Escola e esta com o País.  

 José Veiga de Faria - Professor de Matemática   


 

Artigo de Junho 


Título: Cónicas - A Hipérbole (2) - Clicar para ver PDF


Alguns   sistemas   que   se   usaram,   e   alguns   ainda   se   usam   como   backup   ao   GPS,   para   determinar   a   posição   de   um   navio   baseavam-­se   na   diferença   de   tempo   com   que   no   navio   se   ouviam   sinais   emitidos   por   duas   estações   simultaneamente.   Esta   diferença   permite,   multiplicando   pela   velocidade   de   propagação   do   sinal,   obter   a   diferença   das   distâncias   do   navio   às   estações   e   portanto   situá-­lo   sobre   uma   hipérbole.   Se   acrescentarmos   uma   terceira   estação   que   emite   sinais   simultaneamente   com   as   restantes  obtemos  mais  duas  hipérboles  e  isto  já  nos  permite  conhecer  o  ponto. 

         

        Clicar para ver o PDF Original




Todos os dias 29 de cada mês:


Artigo de Junho por José Veiga de Faria "Cónicas - A Hipérbole (2)"


Artigo de Maio por José Veiga de Faria "Cónicas - A Hipérbole"
Publicado/editado: 30/06/2012