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Opiniões, reflexões e observações, sem pretensões... A Matemática, o Ensino da Matemática e outros aspetos relacionados, serão por aqui vistos e comentados, com algum humor - sempre pelo lado positivo e "moduladas" pelo exercício da profissão docente.
Paulo Correia - Professor de Matemática da Escola Secundária de Alcácer do Sal e responsável pela página mat.absolutamente.net |
No início de um
novo ano é usual conjeturar sobre acontecimentos futuros. Na Matemática temos
sempre presente que vivemos o futuro do passado, e que as ferramentas,
demonstrações e refutações de que agora dispomos, estavam, antes, apenas ao
alcance dos melhores, ou por vezes, nem mesmo desses...
O conhecimento
do algoritmo para calcular raízes quadradas com papel e lápis era até algum
tempo ensinado a todos os alunos do ensino básico, sendo agora distante até
para muitos dos que o dominaram com mestria.
O recurso a
tabelas para consultar valores das razões trigonométricas ainda é uma prática
corrente no ensino básico, mas já obsoleto no ensino secundário. Outras tabelas
para consulta de valores numéricos de distribuições estatísticas também começam
a ser abandonadas e a ser substituídas por tecnologias e instrumentos mais
recentes.
Num futuro mais distante poderemos pensar que os procedimentos algébricos com maior
sofisticação – cálculos que envolvem a determinação de derivadas (ou
primitivas), limites, fatorizações, entre outros – podem ser realizados de forma mais
eficiente com recursos a sistemas algébricos computacionais (usualmente
denominados por CAS) por calculadoras, computadores, tablets, ou outros
instrumentos que sejam os próprios de cada tempo.
E é bom sinal! Estamos preparados para facilitar as mudanças?
Valor Absoluto de janeiro de 2013 O presente é o Passado do Futuro