|
Este espaço vai ser dedicado a aspectos simples da vida em contexto real, em que a matemática pode entrar como elemento surpresa. Em síntese, estas "linhas" terão como base "pontos" comuns da nossa vida, em que a objectividade da Matemática pode fazer compreender alguns "problemas" que vão surgindo em contexto real. Como afirmou Pitágoras, "Todas as coisas são números". Nesta rubrica tudo cabe... até a matemática.
Carlos Marinho - Coordenador do Clube da Matemática da Sociedade Portuguesa de Matemática
|
São muitos os motivos que empenam a engrenagem da aprendizagem da matemática. Vou abordar o mais recente instrumento que a jusante justifica o início deste nó gordio.
Foram conhecidos os resultados do exame de 4º ano. Confirmou-se que 36% dos alunos (38 mil) não atingiram a positiva. Este resultado, justifica porque razão a matemática se torna complexa com o decorrer dos anos. Perto de 38 mil crianças de 9, 10 anos não sabem matemática suficiente numa fase tão inicial (segundo este exame) num total de 107 mil alunos. O que é dramático. Destes 38 mil, aproximadamente 35 mil vão transitar para o 5º ano de escolaridade (mesmo com negativa no exame), uma vez que a nota de frequência dada pelo professor cobre a negativa do exame.
Então qual é o panorama que vamos ter no próximo ano lectivo? A resposta é a seguinte: cada professor de matemática, em média, vai ter nas suas salas 30 alunos, 20 que sabem muita matemática e 10 que não sabem matemática. Gerir este drama numa sala de 60 metros quadrados é o problema real. Ensinar matemática não é fácil, ensinar turmas com quase 30 alunos é difícil, ensinar conteúdos mais complexos e difíceis de 5º ano a alunos que não sabem os de 4º ano é um problema real(mente) (im)possível. Não podemos esquecer, claro, que tem de se ensinar todos os outros alunos que pertencem à turma. Imaginem que pegam no vosso automóvel no Porto em direcção a Lisboa. Em Coimbra têm um furo num pneu e não existe pneu de substituição. Vão ter que realizar todo o percurso até à capital com um pneu furado. São estas as dificuldades, que um professor sente na sala de aula. Sem opção de chamar o reboque. O sistema de ensino permite que alunos que não sabem matemática transitem de ano. Percebe agora, as dificuldades do professor de matemática...
O local privilegiado para se ensinar matemática é na escola. Por isso, todos, mas todos temos a obrigação de defender a escola, defender a nobreza de ensinar e os seus professores que são alavanca de qualquer sociedade evoluída e inteligente. A escola é um abrigo, é a instituição mais importante de qualquer país até porque todos passamos por ela e devemos-lhes aquilo que somos hoje em dia. Nunca nos esqueçamos disso...