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Neste espaço propomo-nos disponibilizar pequenos artigos que forneçam um complemento de formação aos alunos do secundário para que entrem no Ensino Superior mais preparados/motivados na área da Matemática, ou artigos que sejam uma reflexão (que poderá aparecer sob a forma de entrevista) sobre o ensino da Matemática ou a vida nas escolas ou o papel que estas desempenham no desenvolvimento do País sempre com o objectivo de ajudar a integrar o aluno com a sua formação matemática, o aluno com os professores, ambos com a Escola e esta com o País.
José Veiga de Faria - Professor de Matemática
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Começamos por numerar as letras do alfabeto (se quisermos usar sinais e acentos temos de numerar os sinais e as letras acentuadas). Então: a=0, b=1, ... , w=25 e vamos usar o módulo 26 para que o conjunto dos res ́ıduos positivos m ́ınimos seja {0,...,25}. Agora emparelhamos as letras da mensagem a transmitir: am, at, em, at, ic, ae, fi, xe. A cada par...
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