Linhas e Pontos por Carlos Marinho

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião janeiro de 2015



 

Este espaço vai ser dedicado a aspectos simples da vida em contexto real, em que a matemática pode entrar como elemento surpresa. Em síntese, estas "linhas" terão como base "pontos" comuns da nossa vida, em que a objectividade da Matemática pode fazer compreender alguns "problemas" que vão surgindo em contexto real. Como afirmou Pitágoras, "Todas as coisas são números". Nesta rubrica tudo cabe... até a matemática.          

   

Carlos Marinho -  Professor de Matemática            



Linhas e Pontos por Carlos Marinho - 2015 e o Regresso ao Futuro II...

Artigo de janeiro de 2015 - Dia 10... 

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM

Título: 2015 e o Regresso ao Futuro II...



O ano de 2015 está a iniciar. Apesar de não ser um número particularmente interessante na matemática, podemos sempre dizer que não é primo. Um primo é por definição um número que tem apenas dois divisores, a unidade e ele próprio. Não sendo primo diz-se um número composto. 2015 pode ser escrito pelo produto de 3 números primos (2015=5x13x31). Refira-se que 5, 13 e 31 são respetivamente, o terceiro, sexto e décimo primeiro primos.

No cinema o ano de 2015 tem história. Basta recordar o filme “Regresso ao Futuro II” realizado em1989 por Robert Zemeckis e protagonizado por Michael J. Fox. O argumento desta história vai de 1955 até ao ano longínquo de 2015, altura que supostamente os carros voavam. Quem não se lembra deste filme... Outro exemplo, passa pelo filme “6º Dia”, de ficção científica, produzido no ano de 2000, dirigido pelo realizador Roger Spottiswoode e protagonizado por Arnold Schwarzenegger. Um homem de família é clonado no futuro, no ano de 2015, sem o seu consentimento. Descobre que há uma outra pessoa no seu local de trabalho e o mais estranho é que esta pessoa é ele mesmo...

Estamos a iniciar o ano de 2015. Um verdadeiro Regresso ao Futuro. 2015 era tido como um número longínquo e que dava a sensação que iria demorar a chegar. Aí está ele! O matemático Platão referiu que “os números governam o mundo”. Como será o governo de 2015? 

Como não podemos viajar como se faz no cinema, façamos como a personagem Peter Pan criada por Sir James Matthew Barrie em 1911, “Pense nas coisas mais felizes. É o mesmo que ter asas”.

Um bom ano de 2015.

Publicado/editado: 09/01/2015