100 Problemas com José Paulo Viana

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião dezembro de 2015




 

Ah, os problemas!                                    
Lembram-se do prazer que é encontrar um problema, daqueles que nos desafiam logo que o lemos, e depois avançar na resolução até conseguir descobrir a resposta?                                    
Recordam-se da alegria que é descobrir a forma elegante e simples que alguém encontrou para resolver um problema que julgámos impossível ou que tanto trabalho nos deu?                                    
E, finalmente, concordam que entusiasma discutir com outras pessoas a maneira de chegar à solução de um problema que nos intriga?                                    
Pois é por estes três motivos que esta secção existe.

   

José Paulo Viana - Professor de Matemática na Escola Secundária de Vergílio Ferreira, autor da seção "Desafios" aos domingos no jornal Público


100 Problemas com José Paulo Viana - Quatro portas e um automóvel

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião dezembro de 2015                                              

Clube de Matemática SPM


Título: Quatro portas e um automóvel




 
Conseguimos chegar à final de um concurso televisivo. À nossa frente temos quatro portas 
fechadas e, atrás de uma delas, está o automóvel que queremos ganhar.

De acordo com o regulamento, começamos por escolher uma porta sem a abrir.

O apresentador, que sabe onde está o automóvel, abre uma porta que não tem nada e pergunta 
se queremos manter a nossa porta inicial ou se queremos trocar para uma das outras duas.

Feita a nossa escolha (manter ou trocar), o apresentador abre nova porta vazia e novamente 
nos permite manter a que temos ou trocar para a outra porta fechada.
  
Qual é a estratégia que devemos seguir para maximizar a probabilidade de ganhar?
 

Encontrei este problema no livro Impossible?, de Julian Havil. Depois, uma pesquisa na internet fez-me descobrir que há vários sítios onde o problema é abordado. Mesmo assim, pareceu-me que valeria a pena partilhá-lo convosco.


Trata-se então de uma interessante variante do famoso problema de Monty Hall. Na versão original havia três portas e o concorrente tinha apenas uma oportunidade para manter ou trocar a porta inicialmente escolhida.


Ao passarmos para quatro portas, o concorrente passa a ter dois momentos em que tem de optar por manter (M) ou trocar (T) de porta. Existem, portanto, quatro estratégias: MM, MT, TM e TT. Vamos analisá-las para descobrir a melhor.


No problema original, com, três portas, o melhor resultado que se obtinha (com probabilidade 2/3 de ganhar) era com estratégia de trocar de porta. Sendo assim, é de admitir que agora se maximizem as hipóteses de ganhar trocando nas duas vezes. Vejamos.

Estratégia TT


Nesta análise, e nas seguintes, vamos imaginar, sem perda de generalidade, que escolhemos a porta A e que o apresentador abre a D.


1º Caso) Em 1/4 das vezes, o carro está em A. O apresentador abre D. Nós trocamos para B (ou C) e o apresentador só pode abrir C (ou B). Nós voltamos a trocar e só temos a porta A disponível. Ganhamos.


2º Caso) Em 3/4 das vezes, o carro não está em A. Admitamos que ele está em B. O apresentador abre D. agora há duas hipóteses: trocarmos para B ou para C. Se trocarmos para B, como a seguir fazemos nova troca, perdemos de certeza. Se trocarmos para C, o apresentador tem de abrir A, nós voltamos a trocar para B e ganhamos. Neste 2º Caso, a probabilidade de ganhar é 3/4 x 1/2 = 3/8.

Probabilidade (TT) = 1/4 + 3/8 = 5/8 = 0,625


Nada mau, é mais de 50%.


Estratégia MM

Escolhemos a porta A e, em 1/4 das vezes, o carro está lá. Como não voltamos a trocar, a probabilidade de ganhar não se altera.

Probabilidade (MM) = 1/4 = 0,250

Muito fraco, muito fraco…

Estratégia TM

Escolhemos a porta A e, em 1/4 das vezes, o carro está lá. A seguir trocamos e saímos de A. Como, na segunda fase, não trocamos, não temos hipótese de voltar à porta A e perdemos de certeza.

Escolhemos a porta A e, em 3/4 das vezes, o carro não está lá. O apresentador abre D, logo a porta premiada é B ou C. Temos 50% de probabilidade de mudar para ela e ganhar, porque na segunda fase não trocaremos.


Probabilidade (TM) = 3/4 x 1/2 = 3/8 = 0,375


Fraquito!


Estratégia MT

Escolhemos a porta A e, em 1/4 das vezes, o carro está lá. Mantemos a porta na primeira fase mas depois trocamos e perdemos o automóvel.

Escolhemos a porta A e, em 3/4 das vezes, o carro não está lá. O apresentador abre D, logo a porta premiada é B ou C. Não trocamos. O apresentador abre nova porta vazia e nós trocamos de certeza para a porta premiada.


Probabilidade (MT) = 3/4 = 0,750


Conclusão


Afinal, a melhor estratégia não é trocar nas duas vezes. Talvez um pouco surpreendentemente, maximizamos as nossas hipóteses se mantivermos a porta inicial na primeira fase e, depois, trocarmos na segunda. Desta forma, ganharemos 75% das vezes (só perdemos se, na escolha inicial, tivermos o azar de ter acertado na porta premiada).


A pior estratégia é a da teimosia: escolhe-se uma porta e nunca mais se muda (só se ganharia 25% das vezes).


Publicado/editado: 17/12/2015