Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião março de 2016

                                                        


A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 25 de cada mês...


Alexandre Trocado - Professor de Matemática       



Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Telemóvel nas aulas com Socrative

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião março de 2016

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM



Título: 
Telemóvel nas aulas com Socrative


É possível usar nas aulas o telemóveis para fins educacionais sem cometer nenhuma ilegalidade, estando esta situação prevista no estatuto do aluno.


A aplicação Socrative é um exemplo de uma ferramenta que poderá por um lado tornar as aulas mais atrativas e, por outro lado, fornecer ao professor informações importantes do ponto de vista do desempenho de cada aluno.


 


O Socrative é uma plataforma educacional gratuita que permite ao professor interagir digitalmente com os alunos, colocando-lhes questões de resposta rápida como escolhas múltiplas, verdadeiros e falsos ou repostas curtas. 


O professor poderá aceder à página da plataforma socrative.com e através de lá elaborar as suas provas ou, em alternativa, através da aplicação Socrative Teacher, disponível para Android e iOS



Após aceder à plataforma, o professor dispõe no canto superior direito a opção configurações.  A partir daqui poderá definir o “Room Name” que será o nome da sua sala. Esta designação deverá ser fornecida posteriormente aos alunos para que possam aceder e responder às questões colocadas.



Se já tiver criado um questionário, poderá iniciar rapidamente uma prova ou uma corrida espacial, isto é, uma prova em que os alunos poderão estar organizados em equipas e competem entre si para chegarem ao final da corrida em primeiro lugar.



A partir do separador “Gerenciar Provas”, poderá criar uma prova definindo o tipo de questões que farão parte desta. Mas, para os professores de Matemática, a dificuldade será acrescida, porque os carateres especiais não se encontram disponíveis. Mas esta dificuldade poderá ser contornada adicionando o enunciado da questão juntamente com as opções de resposta através de uma imagem. Em seguida, falta apenas definir qual das respostas será a correta.



O aluno poderá aceder à sala (definida pelo “Room Name”) tanto a partir da página socrative.com ou através da aplicação para plataforma móvel, para Android e iOS, indicando apenas o seu nome e o nome da sala que se pretende ligar. 


Um dos inconvenientes para o recurso a esta plataforma será o acesso obrigatório à internet durante as aulas que em determinadas escolas poderá ser um entrave.


 
O uso desta plataforma nas aulas dará ao professor a informação do desempenho de todos os alunos da turma em simultâneo, poderá detetar algumas tendências de resposta na turma, através de erros cometidos, e ainda fará um relatório completo no final.



Apenas como motivação ou apenas para criar aulas mais animadas pelo uso de uma ferramenta diferente, mas desde que consiga atrair todos os alunos para a disciplina, já será uma nota bastante positiva para esta iniciativa.


Publicado/editado: 25/03/2016