Se e Só Se por José Carlos Pereira

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião julho de 2016

               


Nesta coluna pretendo partilhar todos os meses a minha opinião sobre questões relacionadas com a Matemática e com o seu ensino. Os leitores são convidados a comentar, com argumentos a favor ou contra, aliás é esse o objectivo desta coluna: discutir diferentes pontos de vista sobre o tema do artigo (dia 3 de cada mês).


José Carlos da Silva Pereira – Professor de Matemática, autor de livros escolares e responsável pelo site Recursos para Matemática. Ler artigos anteriores aqui.



Se e Só Se por José Carlos Pereira - Um Artigo Sobre Nada... e Sobre Tudo!

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião julho de 2016

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: 
 Um Artigo Sobre Nada… e Sobre Tudo!

Este é já o trigésimo terceiro artigo da coluna “Se e Só Se”. 


Quando recebi o surpreendente convite do Carlos Marinho para colaborar com o Clube SPM, confesso que hesitei. Nunca me tinha comprometido a escrever um artigo por mês sobre um tema que envolvesse sempre a Matemática. Temia que me faltassem os temas ou que, tendo-os, não conseguisse colocar por palavras o meu pensamento. Na verdade, isso nunca aconteceu. As ideias foram surgindo, muitas delas surgiram de conversas com amigos, de livros ou artigos que li, de palestras a que assisti ou de dúvidas colocadas por alunos. Aliás, o artigo de que mais gosto surgiu exactamente de uma dúvida colocada por um aluno: Estamos Sempre a Aprender


Em boa hora aceitei a proposta do Carlos. Este espaço é algo que me dá muito prazer manter, permite-me estar mais (ainda mais) atento a tudo o que tenha a ver com a Matemática e a evoluir a maneira como escrevo e comunico. Há uma diferença acentuada na forma de escrita entre os primeiros e os últimos artigos. Notei essa diferença há uns tempos, quando a minha colega e amiga Paula Braçais me convidou para escrever um texto para a sua página do Facebook Caderno Diário. Como somos ambos explicadores de Matemática na mesma cidade, achei que faria todo o sentido recuperar o segundo artigo do “Se e Só Se”, “As Explicações na Disciplina de Matemática”. Ao fazer uma pequena revisão senti a necessidade de reescrever algumas passagens.  


Mas porquê o título “Um Artigo Sobre Nada… e Sobre Tudo!”?


O último artigo do ano é sempre o mais difícil de escrever. Nesta altura as ideias são poucas, fruto do cansaço acumulado ao longo do ano. Pensei então num artigo que não tratasse de nenhum tema específico, nada relacionado com a Matemática, um artigo sobre nada. Mas é também sobre tudo, tudo o que escrevi ao longo destes quase três anos. Uma espécie de balanço. 


Nos trinta e três artigos da coluna apenas um é repetido, o que tem como tema Limites Notáveis. A primeira vez que o tinha publicado foi em Abril de 2015. Voltei a publicá-lo em Março deste ano porque alguns boatos e os rumores continuavam (continuam?) vivos. 


Escrevi sobre alguns problemas de que gosto, todos de Combinatória, um tema que me apaixona! Escrevi sobre questões que suscitam dúvidas a professores e alunos e sobre o fantástico 3,141592653…, um dos artigos mais lidos! Escrevi artigos a aconselhar sites, páginas e livros relacionados com a Matemática. Escrevi sobre exames, escrevi muito sobre exames. Quase um terço dos artigos teve como pano de fundo este tema. 


No último ano o tema forte foi o novo Programa de Matemática A do Ensino Secundário. Algo natural visto que os programas são instrumentos essenciais para o sucesso no ensino de uma disciplina. Sendo este novo programa pouco consensual e tendo eu uma opinião forte acerca do mesmo, com vários pontos de discórdia, não resisti em dar o meu contributo para a discussão. No próximo ano, provavelmente, voltarei algumas vezes a este tema. 


Para terminar, não quero deixar passar esta oportunidade de agradecer à minha querida amiga Ana Madaleno. Todos os meses revê os artigos antes de serem publicados, sempre com sugestões pertinentes! Também a ela se deve a evolução que referi no segundo parágrafo. 


O “Se e Só Se” voltará em Setembro, com a mesma vontade e dedicação destes três anos! Até lá, podem ler, ou reler, aqui, todos os artigos da coluna.


Boas férias para todos. 


Publicado/editado: 03/07/2016