Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Eixos de Opinião março de 2014

                      


A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 25 de cada mês...


Alexandre Trocado - Professor de Matemática       


Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Artigo de abril de  2014   

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Livros Digitais

No dia 23 de Abril celebrou-se o Dia Internacional do Livro. Vivemos numa época em que o livro tem vindo a perder alguma relevância para a diversidade de informação dispersa pela internet, mas também tem vindo a ganhar uma «nova vida» através das publicações digitais. Com estas é possível manter a consistência dos livros impressos e aproveitar as mais valias proporcionadas pela tecnologia.


Apesar de todos estarmos habituados desde pequenos ao livro em formato impresso, as novas gerações já contactam mais frequentemente com conteúdos digitais, o que pode perspetivar um futuro em que os livros digitais ocupem um espaço mais abrangente que o atual.Nos últimos anos temos assistido à abertura de lojas on-line nas quais podemos adquirir alguns livros no formato digital. São exemplos dessas lojas a iBook Store (disponível apenas em dispositivos Apple), a Google Books e a Amazon. A Apple destaca-se por uma inovação em relação às restantes concorrentes, que consiste na disponibilização de livros que integram outros conteúdos digitais que se destacam pela interatividade.

Os livros digitais apresentam algumas vantagens em relação aos impressos, de entre as quais podemos destacar a portabilidade,  a não deterioração e a permanente atualização.
É possível vislumbrar alguns sinais da expansão dos livros digitais com o aparecimento de projetos como a biblioteca mundial ou a inauguração de uma biblioteca pública digital nos Estados Unidos.
A democratização também chegou à publicação de livros pela mão das lojas on-line onde é mais fácil a qualquer autor publicar o seu livro através de uma publicação digital.  Apercebendo-se desta nova realidade, a Porto Editora disponibilizou o serviço CoolBooks que tem como objetivo

facilitar a publicação de livros digitais.

Mas nem tudo poderá vantajoso com o aparecimento das publicações digitais, pois a massificação da publicação de livros poderá levar ao aparecimento de um grande número de livros sem qualidade. No entanto, o sucesso de cada livro será, como na edição em papel, definido pelo leitor.


Publicado/editado: 26/04/2014