Se e Só Se por José Carlos Pereira

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião fevereiro de 2015

               


Nesta coluna pretendo partilhar todos os meses a minha opinião sobre questões relacionadas com a Matemática e com o seu ensino. Os leitores são convidados a comentar, com argumentos a favor ou contra, aliás é esse o objectivo desta coluna: discutir diferentes pontos de vista sobre o tema do artigo (dia 3 de cada mês).


José Carlos da Silva Pereira – Professor de Matemática, autor de livros escolares e responsável pelo site Recursos para Matemática. Ler artigos anteriores aqui.



Se e Só Se por José Carlos Pereira - Dia 3

Artigo de fevereiro de 2015

 

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Título: Problemas Elementares?

No passado mês de Dezembro escrevi um artigo cujo título é Estamos Sempre a Aprender!. Nele relatei um episódio que ocorreu numa das minhas aulas de Matemática A do 11.º ano. De certa forma a situação que vou relatar a seguir está relacionada com esse episódio, não directamente, mas na medida em que também constituiu uma aprendizagem.

O grupo do Facebook, Recursos de Matemática, do qual sou administrador e que conta com quase cinco mil membros, na sua maioria professores e/ou explicadores de Matemática, é um espaço de partilha de materiais e de discussão de opiniões e ideias. Não raras vezes surgem questões, que apesar de poderem ser consideradas elementares, conduzem a excelentes discussões. Numa dessas questões, o colega J.P. perguntava o seguinte:

“O seguinte problema é de um manual do 6.º ano: 

 

 

Na figura está representa um quadrado inscrito num círculo. Qual é a área da região sombreada da figura?


É possível resolver este problema utilizando apenas conteúdos do 6.º ano?”

É claro que quando colocou a questão o J.P. estava a pensar que o problema só poderia ser resolvido utilizando teorema de Pitágoras, por exemplo, da seguinte forma: 

Sendo l a medida do lado do quadrado, a sua área é dada por 2. Assim, pelo teorema de Pitágoras,  2+2=32  é equivalente a 22=9, logo  2=4,5  , ou seja, a medida da área do quadrado é 4,5 2. Como a medida área do círculo é 3,14x(1,5)2 2, a medida da área sombreada é  2,25x3,14-4,5  aproximadamente igual a 2,57 2.


Esta resolução está correcta, o problema é que o teorema de Pitágoras não é estudado no 6.º ano e portanto, os alunos que frequentam esse ano de escolaridade não teriam conhecimentos suficientes para resolver este problema. Deveria ser erro do manual, pensou ele. Pensou ele, eu e outros colegas quando o olhámos pela primeira vez. É a questão da forma como estamos habituados a abordar certos problemas. Ao vermos um quadrado com uma das suas diagonais desenhadas pensamos logo no teorema de Pitágoras e nem consideramos sequer outra resolução. É quase instintivo, como se estivéssemos formatados para tal! 

 

Depois de alguns comentários, um dos colegas do grupo, provavelmente “não formatado”, apresentou uma resolução distinta da apresentada em cima, simples, elegante e compatível com os conteúdos leccionados no 6.º ano. Apesar de o colega não ter incluído uma figura, a que apresento a seguir ilustra a sua resolução:

 

As diagonais de um quadrado são perpendiculares e bissectam-se. Assim é possível dividir o quadrado em dois triângulos isósceles e iguais cuja medida da base é 3 m e a medida da altura é 1,5 m. Logo, a medida da área sombreada é  

 

Portanto, a resposta à questão do J.P. é sim, é possível. O problema é elementar, desde que não se complique. Como escrevi no tal artigo de Dezembro: “Muitas vezes há resoluções diferentes e melhores do que aquelas que usamos há anos e que acreditamos serem as melhores. Conhecê-las e dá-las a conhecer aos nossos alunos é sempre uma mais-valia.”

No seguimento dessa publicação e da discussão que se seguiu, a colega M.C. fez outra publicação onde se manifestava surpresa por os seus alunos terem apresentado quatro resoluções distintas de um problema de um teste do 6.º ano. O problema é o seguinte:

 

 

Sabendo que r é o eixo de simetria da figura, qual é a sua área, em cm2?


Consegue o leitor “adivinhar” as quatro resoluções distintas apresentas pelos alunos da M.C.? Não se esqueça que a fórmula da área do trapézio não faz parte dos conteúdos leccionados no 6.º ano. Deixe a sua resolução, ou as suas resoluções, na página do Facebook do Clube SPM

Publicado/editado: 03/02/2015