Mauritus Cornelis Escher nasceu a 17 de junho 1898...

Clube de Matemática SPM - Símbolos & Figuras...

Mauritus Cornelis Escher nasceu a 17 de junho 1898...

Clube de Matemática SPM - Símbolos & Figuras...

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM

Mauritus Cornelis Escher nasceu a 17 de junho 1898...



Mauritus Cornelis Escher nasceu na localidade de Leeuwarden na Holanda em 1898 dedicando toda a sua vida às artes gráficas. Na escola não foi um aluno brilhante, manifestando pouco interesse pelos estudos. Os seus pais, sempre interessados na sua aprendizagem, conseguiram convencê-lo a ingressar na Escola de Belas Artes de Haarlem para estudar arquitetura. Em boa altura o fizeram. Foi lá que conheceu o seu mestre, um professor de Artes Gráficas judeu de origem portuguesa, chamado Jesserum de Mesquita. Com este professor, Escher estudou muito, conhecendo muitas técnicas de desenho, deixando-se fascinar pela arte da gravura. Este fascínio foi tão forte que o levou a abandonar a Arquitetura e a estudar exclusivamente Artes Gráficas. Quando terminou os seus estudos, decide viajar e conhecer o mundo. Passou por Espanha, Itália, fixando-se em Roma, onde se dedicou à sua paixão, o trabalho gráfico. Mais tarde, por razões políticas muda-se para a Suíça, posteriormente para a Bélgica e em 1941 regressa ao seu país natal. 

Com uma personalidade humilde, Escher não se considerava nem artista nem matemático. Mas a verdade é que transportou para os seus desenhos estruturas matemáticas complexas. Fascinado pelos paradoxos visuais, chegou à criação de mundos impossíveis. 




Escher, sem formação base em matemática e desprovido de conhecimentos nesta área, consegue, contudo, através do estudo sistemático e da experimentação, descobrir todos os diferentes grupos de combinações isométricas que deixam um determinado ornamento invariante. A reflexão é brilhantemente utilizada na xilografia "Day and Night", uma das gravuras mais emblemáticas da carreira de Escher.   

 

xilografia "Day and Night"


São todos estes elementos matemáticos aliados à mente artística de Escher que resultam num trabalho original e extraordinário. Escher foi reconhecido pelo mundo, pelos seus desenhos de ilusões espaciais, de construções impossíveis, onde a geometria se transforma em arte ou a arte em geometria. 

Morreu em Hilversum em 1972. 

Frase:    

"Apesar de não possuir qualquer conhecimento ou treino nas ciências exatas, sinto muitas vezes que tenho mais em comum com os matemáticos do que com os meus colegas artistas".

Por Carlos Marinho

Publicado/editado: 17/06/2015