Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião junho de 2015

                                                        


A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 25 de cada mês...


Alexandre Trocado - Professor de Matemática       



Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Flubaroo...

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião junho de 2015

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Flubaroo...


As aplicações de office do Google, conhecidas por Google Docs, têm-se mostrado bastante úteis na área da educação. Em relação aos documentos de escritório (documentos de texto, folha de cálculo e apresentações),  a mais valia que podemos encontrar situa-se na facilidade do trabalho colaborativo. Isto é, em vez de apenas um utilizador estar perante um documento, vários utilizadores podem editar o mesmo documento em simultâneo.

Para além dos documentos anteriores, podemos ainda criar formulários. Estes podem ser utilizados na criação de inquéritos ou, em particular na educação, para elaboração de testes com perguntas fechadas.

Sem grande dificuldade, qualquer utilizador conseguirá criar um pequeno teste e, em seguida, este poderá ser partilhado através de email com os destinatários pretendidos.



Como em todos os formulários do Google, as respostas ao formulário/teste criado são organizadas numa folha de cálculo. 

Após recolhidas as respostas, deveremos abrir a folha de cálculo onde estarão todas as repostas organizadas e é aí que deveremos fazer o download e instalar o suplemento Flubaroo.



Com a ativação deste suplemento na folha de cálculo das respostas, deveremos agora definir quais os elementos de identificação do aluno, quais as questões e quantos pontos vale cada questão. 


Em seguida, o próprio autor deverá responder corretamente à totalidade das respostas, sendo a chave que em seguida será selecionada de entre todas as restantes respostas.

Após terminado o período de respostas no menu “email grades” do Flubaroo, todos os alunos poderão ser automaticamente informados da sua classificação a partir do envio de um email, automaticamente.


Os suplementos às aplicações do Google Docs têm-se mostrado como preciosos auxiliares na potencialização do uso destas ferramentas, podendo assim o utilizador aumentar a sua produtividade com muito pouco esforço.


Publicado/editado: 25/06/2015