Se e Só Se por José Carlos Pereira

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião setembro de 2015

               


Nesta coluna pretendo partilhar todos os meses a minha opinião sobre questões relacionadas com a Matemática e com o seu ensino. Os leitores são convidados a comentar, com argumentos a favor ou contra, aliás é esse o objectivo desta coluna: discutir diferentes pontos de vista sobre o tema do artigo (dia 3 de cada mês).


José Carlos da Silva Pereira – Professor de Matemática, autor de livros escolares e responsável pelo site Recursos para Matemática. Ler artigos anteriores aqui.



Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião setembro de 2015

Se e Só Se por José Carlos Pereira  - Dia 3

 

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Título:
Mais Um Ano.

Tem sido hábito iniciar o ano da coluna “Se e Só Se” falando um pouco do último Exame Nacional de Matemática A. Este ano não será diferente.

Como sempre acontece, alunos, professores e encarregados de educação ansiavam pelo dia da prova. A expectativa era grande, acompanhada pelo sempre presente nervosismo, afinal este era o primeiro ano em que os conteúdos da prova incidiam sobre os três anos do ensino secundário. Além disso as provas dos dois anos anteriores tinham sido difíceis e como escrevi no artigo de Setembro de 2014, algo desequilibradas. Como consequência as notas tinham sido más. 

No artigo que referi no parágrafo anterior escrevi o seguinte:

“Compreendo que seja difícil construir uma prova de exame equilibrada que avalie convenientemente todo o tipo de alunos. No entanto, o que me parece é que este ano não houve grande esforço nesse sentido. Esperemos que no próximo ano seja diferente.”

De facto, este ano foi diferente. Quando o conteúdo da prova deste ano foi conhecido, algumas vozes se levantaram a adjectiva-la de facilitista. Concordo que foi efectivamente mais fácil que as dos dois anos anteriores. No entanto, foi também adequada e equilibrada, tanto nos conteúdos como na extensão, e justa, no sentido em que um aluno de nível de desempenho médio, que se tivesse preparado convenientemente, tinha todas as condições para conseguir uma classificação positiva e um aluno de nível de desempenho muito bom, tinha todas as condições para conseguir uma classificação muito elevada – entre 18 e 20 valores. Não sendo o conjunto dos meus alunos uma amostra representativa da população de alunos que realizou a prova, as classificações que obtiveram na prova da 1.ª fase foram semelhantes às suas classificações internas, com uma ou outra variação mais acentuada. Do meu ponto de vista, este facto é um bom indicador para uma prova bem construída. Como esperado, as classificações foram boas e a média da prova também – 12 valores, mais três em relação à mesma prova de 2014.

A prova da 2.ª fase seguiu a mesma linha que a da 1.ª fase. Naturalmente as classificações desceram, o que era expectável, tendo em conta que os alunos que vão fazer a 2.ª fase são, na sua maioria, alunos que não conseguem uma classificação positiva na 1.ª fase. 

Decerto que muitos dos leitores irão discordar, mas parece-me que as provas de 2015 foram mais bem construídas que as dos dois anos anteriores. Espero portanto que nos próximos anos se consiga construir provas tão equilibradas e justas como as deste ano. 

O leitor pode consultar aqui dois pequenos textos escritos por mim com algumas considerações específicas sobre cada uma das duas fases, bem como os respectivos enunciados, critérios de classificação e propostas de resolução. 

Deixe a sua opinião sobre este tema na página do Facebook do Clube SPM.

Para finalizar, desejo a todos um excelente regresso ao trabalho e um ano lectivo cheio de sucessos! 

Publicado/editado: 03/09/2015