Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião novembro de 2015

                                                        


A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 25 de cada mês...


Alexandre Trocado - Professor de Matemática       



Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Cymath

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião novembro de 2015

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Cymath 

Em Julho deste ano a rubrica Bits&Bytes analisou o software Symbolab que permite efetuar cálculos matemáticos passo a passo. No entanto, para aceder a algumas das suas funcionalidades é exigido um pagamento.

Este mês analisamos o cymath. Esta página web pode ser visualizada da melhor forma quer nos computadores quer nas plataformas móveis. É completamente gratuita, e permite efetuar operações algébricas com valores exatos, passo a passo.
 

Uma vantagem em relação ao Wolframalpha é a disponibilização de barra de entrada através da qual é possível digitar caracteres matemáticos de forma bastante intuitiva.


                                            
Exemplos de aplicação:

Divisão de polinómios: polynomial division (x3-2x2+1)/(x-1)

Racionalização de denominadores: (1)/(sqrt(3)-sqrt(2))

Mas nem tudo são boas notícias, porque se exigirmos um pouco mais deste software, este acaba por não conseguir dar resposta. 

Por exemplo: ao tentarmos obter o desenvolvimento do polinómio (x+1)5, por exemplo através do comando: expand (x+1)5.

Assim passam a estar mais acessíveis ferramentas de cálculo gratuitas acessíveis a partir de um computador ou de um smartphone tendo que para isso haver ligação permanente à internet.

Publicado/editado: 25/11/2015