A Vida e Obra de Francisco Gomes Teixeira por Carlos Correia Sá - FCUP

A Vida e Obra de Francisco Gomes Teixeira por Carlos Correia Sá - FCUP




Francisco Gomes Teixeira nasceu a 28 de Janeiro de 1851. Era natural de São Cosmado, (concelho de Armamar, distrito de Viseu). Frequentou o Liceu de Lamego e, depois, a Universidade de Coimbra, a única que então existia em Portugal, onde se formou em Matemática. Ainda antes de completar os estudos universitários, escreveu a sua primeira obra de matemática, intitulada Desenvolvimento das Funções em Fracções Contínuas, que mereceu elogios dos seus professores e até de outros matemáticos que leccionavam fora de Coimbra, como foi o caso de Daniel Augusto da Silva (1814¬ 1878). Gomes Teixeira doutorou¬ se em 1875 com a tese A integração das equações às derivadas parciais de 2ª ordem, e em 1876 tornou-se lente substituto com o trabalho Sobre o emprego de eixos coordenados oblíquos em Mecânica Analítica.


Em 1878 tornou-se membro da Academia Real das Ciências de Lisboa. Já no século XX, recebeu dois doutoramentos honoris causa no estrangeiro, o primeiro em 1921 pela Universidade de Madrid e o segundo em 1923 pela Universidade de Toulouse, o que atesta o seu renome internacional. Não há dúvida nenhuma de que Gomes Teixeira foi o matemático português mais prestigiado do seu tempo, tanto aquém como além fronteiras. Distinguiu-se sobretudo nos campos da Análise Matemática, da Geometria e da História da Matemática.


Gomes Teixeira decidiu deixar Coimbra e ir viver para o Porto quando tinha a idade de 32 anos. Como ainda não havia Universidade no Porto, passou a ser professor da Academia Politécnica (a partir de 1884). As lições de Análise que aí ministrou estão na origem do Curso de Análise Infinitesimal, um tratado dividido em duas partes (a primeira com o título Cálculo Diferencial e a segunda com o título Cálculo Integral) publicado entre 1887 e 1892. O interesse que este livro despertou na comunidade matemática pode ser aferido pelas suas quatro edições. Mas o mais impressionante testemunho de reconhecimento da qualidade desta sua obra veio dos Estados Unidos, na recensão escrita em 1904 pelo professor James Pierpont da Universidade de Yale:


Ao usar este livro, senti-me permanente triste por a língua portuguesa não ser mais conhecida no nosso país. De outra maneira, esta obra admirável sobre o Cálculo gozaria uma popularidade generalizada entre nós. O seu autor, o distinto director da Academia Politécnica do Porto, foi consistentemente bem sucedido na difícil tarefa de selecção de entre o imenso material disponível. O modo de apresentação não deixa nada a desejar. O estilo é lúcido e elegante, e em toda a obra há a marca refrescante duma mente original. Em muitas passagens o autor incorporou partes dos seus extensos e valiosos escritos sobre o assunto. No que diz respeito ao rigor, parece-nos que o Professor Teixeira foi muito feliz na escolha da justa medida. O excessivo rigor weierstrassiano foi sensatamente evitado; ao mesmo tempo, o autor prestou a devida atenção a este assunto. Alguma falha ocasional será seguramente corrigida em edições posteriores. No seu conjunto a obra impressionou-nos tão favoravelmente, que a veríamos traduzida para inglês de preferência a qualquer outra que conheçamos. É deplorável confessar que a língua inglesa não possui hoje uma obra desta craveira sobre o cálculo. (Bulletin of the American Mathematical Society 5, 1898 - 1899, pp. 483 - 484 - tradução livre)


A Real Academia de Ciências de Madrid atribuiu-lhe um prémio em 1897, pelo trabalho intitulado Tratado das Curvas Especiais Notáveis. Vinte anos mais tarde, a tradução desta obra para francês haveria de ser também premiada pela Academia das Ciências de Paris com o prémio Binoux (para a história da ciências).


Em 1911 foi fundada a Universidade do Porto e, ainda no mesmo ano, Gomes Teixeira foi eleito Reitor. Ocupou o cargo até 1917, sendo-lhe a partir dessa data atribuído o título de Reitor Honorário.


Entre 1904 e 1915, foram publicadas as Obras Completas de Gomes Teixeira, em sete volumes. Os dois primeiros contêm artigos vários de Análise on Analysis (equações em derivadas parciais e desenvolvimentos de certas funções em série) e de Geometria (propriedades de certas curvas). O Curso de Análise Infinitesimal encontra-se nos volumes III (cálculo diferencial) e VI (cálculo integral) e o Tratado das Curvas Especiais Notáveis ocupa os volumes IV, V e VII. Este último também contém um suplemento sobre problemas famosos de geometria elementar que não se podem resolver só com régua e compasso.


Desde muito novo, Gomes Teixeira manifestou grande preocupação com o isolamento científico nacional. Uma das medidas para o combater foi a fundação, em 1877, do Jornal das Sciências Mathemáticas e Astronómicas, que contou com a colaboração de alguns dos mais importantes matemáticos europeus da época, tais como o francês Charles Hermite (1822-1901) e o italiano Giusto Bellavitis (1803-1880). Em 1905, já Gomes Teixeira estava no Porto, o jornal deu origem aos Annaes Scientíficos da Academia Politécnica do Porto. Com a fundação da Universidade do Porto (e a consequente conversão da Academia Politécnica em Faculdade de Ciências), o periódico mudou uma segunda vez de nome, passando a chamar-se Anais Científicos da Faculdade de Ciências do Porto.


Nos últimos anos da sua vida, Gomes Teixeira publicou cinco livros de carácter muito diferente dos anteriormente mencionados: Panegíricos e Conferências (em 1925); Santuários de Montanha – Impressões de Viagem (em 1926); Apoteose de S. Francisco de Assis – sua vida e obra (em 1928); Uma Santa e uma Sábia – Clara de Assis e Sofia Kowalewsky (em 1930); e, por fim, Santo António de Lisboa – história, tradição e lenda (em 1931). O seu último livro, a História das Matemáticas em Portugal, só foi publicado postumamente (em 1934).


Gomes Teixeira jubilou-se em 1929, por ter atingido o limite legal de idade para esse efeito. Faleceu a 8 de Fevereiro de 1933 na cidade do Porto.


 


http://www.mat.uc.pt/~jfqueiro/GomesTeixeira.html


http://cvc.instituto-camoes.pt/ciencia/p27.html


http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Gomes_Teixeira


http://at.yorku.ca/i/a/a/h/67.htm




Publicado/editado: 01/04/2011