Identidade por Jorge Buescu

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião setembro de 2017

 



1 é a identidade multiplicativa. 

E também o dia de o Presidente da SPM partilhar o seu ponto de vista.                                                          

Jorge Buescu - Presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática         


Identidade por Jorge Buescu - Verão Olímpico para a SPM

Clube de Matemática SPM - Eixos de Opinião setembro de 2017

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Verão Olímpico para a SPM


A Sociedade Portuguesa de Matemática viu especialmente reconhecido o esforço ímpar que desenvolve na promoção da Matemática e no seu ensino em duas ocasiões no mês de Julho de 2017. 

No dia 20 de Julho o prestigiado Prémio Gulbenkian – Conhecimento 2017, subordinado ao tema "Promoção do Sucesso Escolar, foi concedido à Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) pela criação e organização das Olimpíadas Portuguesas de Matemática, que este ano assinalam a sua 35.ª edição. De acordo com o júri do Prémio Gulbenkian, na base desta distinção esteve a promoção de uma “iniciativa educativa de referência e de grande impacto nacional, que há mais de três décadas promove o gosto por esta disciplina”. Foi ainda destacado o mérito da competição em colocar dezenas de milhares de alunos dos ensinos básico e secundário em contacto com a matemática “num ambiente estimulante e criativo”.

O Prémio foi entregue ao presidente da SPM, no dia 20 de Julho, na Fundação Calouste Gulbenkian, numa cerimónia dirigida pelo Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa. No valor de 50.000€ para 5 anos, o Prémio permitirá desenvolver ainda mais, e de forma sustentada, o movimento olímpico nacional e a sua inserção nas Olimpíadas internacionais (Olimpíada Internacional de Matemática, Olimpíadas Ibero-Americanas, Olimpíadas da CPLP).

Pode assistir-se aqui ao vídeo da cerimónia. (Discurso de agradecimento do Presidente da SPM aos 11min40seg).

Nem de propósito: dias depois, teve início no Porto a 7ª Olimpíada de Matemática da CPLP organizada pela SPM. Unir os países lusófonos através da matemática, incentivar o desenvolvimento da disciplina em todos eles e aprofundar a cooperação nesta área são os grandes objetivos das Olimpíadas da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Esta decorreu que este ano decorrem na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, de 23 a 30 de Julho.

Esta foi a segunda vez que Portugal acolhe o evento, tendo sido a primeira em 2011, em Coimbra, o primeiro ano em que se realizou a competição – correspondendo a um desafio feito em 2010 ao então Presidente da SPM, Nuno Crato, pelo então Ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago. A chama olímpica foi assim transportada pela SPM, e nalguns casos mesmo acesa pela primeira vez, de Portugal para países irmãos em quatro continentes, numa iniciativa que, nas palavras de Natália Dias Furtado, representante de Cabo Verde, “é crucial para corrigir os desequilíbrios disciplinares no nosso País”.

Tratou-se de um Verão carregado de ouro olímpico para a SPM!


Publicado/editado: 01/09/2017