Deltakappa por José Veiga de Faria

Clube de Matemática SPM - Outubro de 2017

   



Nesta rubrica apresentaremos pequenos incrementos de conhecimento: δK, para significar delta Knowledge. 


José Veiga de Faria - Ex-docente do Departamento de Matemática do IST                                                                           

                                                                          


Deltakappa por José Veiga de Faria - Web Summit 2017, em Lisboa

Clube de Matemática SPM - Outubro de 2017

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Realiza-se proximamente em Lisboa o Web Summit 2017, em Lisboa...


É uma oportunidade enorme para o país e para todos os que têm interesse nas novas tecnologias a realização em Lisboa desta extraordinária conferência.

As ruas de Lisboa, os bares, os hotéis vão ser ponto de encontro de CEO’s, CTO’s ou técnicos de empresas como a Amazon, a Cisco, a Oracle ou o Facebook, de jovens a ferver de ideias com vontade de encontrar colaboradores para uma nova start up ou financiadores para um novo projeto, de financeiros ávidos de encontrar boas oportunidades para investir no crescimento de gigantes do futuro, de responsáveis por empresas que sentem que as novas tecnologias podem dar nova dimensão à sua empresa ou mesmo ajudar a salvá-la da obsolescência.

Foi numa destas reuniões que nasceram empresas como a Uber.

Pode ainda assistir in loco, ou em directo no site da Web Summit, a entrevistas com os maiores inovadores actuais na área das novas tecnologias. Actores que estão a mudar de forma radical a forma como funcionam as nossas sociedades e empresas. Pense só que actualmente um automóvel, uma máquina de lavar, um frigorífico, um smartphone ou um caterpiller já não são o que eram, mas são sim computadores que também andam, lavam, arrefecem, fazem chamadas, etc. É isso que permite às empresas personalizar os produtos, um desafio que se está a tornar uma condição de sobrevivência.

É o que países como a Alemanha e a Holanda, países onde as cinturas industriais das grandes cidades se estão a transformar em cinturas do conhecimento, já têm em marcha e os Estados Unidos estão a encetar em larga escala. Não são as empresas obsoletas do passado, cujos saudosistas colocaram Trump no poder, que vão tornar a América grande, mas sim as que se movem a novas tecnologias.

A não perder caro leitor/a.

Para aguçar o apetite deixamos aqui dois links para entrevistas feitas em 2016: uma ao CEO da Cisco, John Chambers e outra a Steve Anderson cofundador da Instagram e fundador e dono da Baseline Ventures.

Todo país será digital – John Chambers - ver aqui.

O toque de Midas – Steve Anderson - ver aqui.

Nota: Se ainda não viu o problema de Novembro de 2016 editado na altura do Web Summit pode ver aqui.

Publicado/editado: 14/10/2017