Bits&Bytes por Alexandre trocado

Clube SPM - Outubro de 2017

                                                        



A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 28 de cada mês...


Alexandre Trocado - Professor de Matemática       


 

Bits&Bytes por Alexandre trocado - Yiutubers, Gamers e Streamers...

Clube SPM - Outubro de 2017 

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Youtubers, Gamers e Streamers


Não é novidade que há uma nova geração de ídolos dos mais novos, os Youtubers. São jovens que começaram por colocar uns vídeos no Youtube e foram ganhando visualizações e seguidores, até que chegaram a um patamar de audiência capaz de competir com muitos órgãos de comunicação social. Com este peso em audiência, tornam-se meios atrativos para as empresas na divulgação dos seus produtos e serviços.

 

Alguns dos mais conhecidos Youtubers portugueses juntaram-se numa casa e, a partir daí, 




 criam as suas temáticas e lançam os seus vídeos para a internet.

 

Apesar dos temas e grande parte dos vídeos não ter qualquer fim educacional, para as gerações mais novas, funcionam como um escape e uma forma de entretenimento.

 

Para além dos Youtubers actualmente alguns jovens têm como ídolos os Gamers, isto é, jogadores profissionais de jogos de computador. Entre os portugueses destaca-se o Ricardo “Fox” Pacheco, que aos 30 anos de idade consegue fazer do seu hobby a profissão, isto é, ser jogador profissional de Counter Strike.


  


O Ricardo numa entrevista, fez algumas afirmações interessantes acerca do mundo dos jogadores profissionais de “e-sports”:


 A remuneração pode ser bastante boa (entre 5000€ e 10000€);

 Também existem lesões (tendinites) que podem obrigar à paragem de 4 meses da actividade;

 Também há doping - foi detetada uma equipa em que os jogadores ingeriram substâncias que ajudam na concentração;

 Os jogadores treinam em média 8h por dia;

 As equipas têm treinador, há bastante treino tático e análise tática dos adversários;


Para além dos Gamers ainda existem os Streamers. Jovens que só se dedicam às transmissões em direto, principalmente na plataforma Twitch, transmitindo jogos em rede, relatando-os ou mesmo analisando os pormenores da performance dos intervenientes.

 

Um exemplo interessante da análise tática e de performance de jogadores é Zorlak. Este streamer de 34 anos especializou-se na análise da performance de jogadores de Counter Strike, ajudando-os a evoluir para que consigam subir a sua cotação no ranking.


 


Este é todo um mundo novo que cresce a olhos vistos ao qual as gerações mais velhas estar atentas se quiserem perceber os comportamentos e gostos dos mais novos.



Publicado/editado: 25/10/2017