O Sonho Inatingível por José Carlos Pereira - História 22 (Parte 1)

Contos de 3º Grau - História 22

O Sonho Inatingível por José Carlos Pereira - História 22 (Parte 1)

Contos de 3º Grau - História 22

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM

Título: Um Sonho Inatingível?



                  

Episódio I por José Carlos Pereira - Dia 1

 


Durante anos o Francisco manteve vivo o sonho de ganhar uma Medalha Fieds. Apesar de ser um brilhante matemático, reconhecido pelos seus pares, nunca o seu nome esteve numa qualquer lista de possíveis vencedores de tão prestigiante prémio. 

Em 1993, no ano que completava trinta e oito anos, estava dedicado ao problema mais famoso da Matemática, o Último Teorema de Fermat. Tinha feito bons avanços e estava convencido de que poderia encontrar uma solução antes de atingir os quarenta anos, idade limite para alguém poder receber a medalha. A solução deste problema seria a passadeira vermelha para o Olimpo dos matemáticos. 

Nesse mesmo ano um professor da Universidade de Princeton, Andrew Wiles, anunciou que tinha uma solução para o problema. Foi a desilusão completa. Tanto trabalho que agora de pouco servia. Desistiu. Nem mesmo o anúncio de que a demonstração de Wiles não estava completamente correcta o animou. 

Longos anos se passaram até voltar a sentir entusiasmo. Agora, com mais de sessenta anos, dedica quase todo o seu tempo à Conjectura de Collatz. No seu gabinete acumulam-se papéis rasurados com todo o tipo de deduções e cálculos. O objectivo já não é atingir um qualquer lugar entre os maiores dos maiores. É simplesmente sentir-se apaixonado. 

Num dia chuvoso de Inverno, absorto no seu trabalho reparou num pormenor. Tirou os óculos, limpou-os e voltou a olhar com mais atenção. “Não pode ser! Não posso estar a ver bem!”, pensou ele.  


Episódio II por José Carlos Santos - Dia 6


Episódio III por José Veiga de Faria - Dia 11


Episódio IV por Sílvio Gama - Dia 16


Episódio V por Carlos Marinho - Dia 21


Episódio VI por Gonçalo F. Gouveia - Dia 26


FIM 


Publicado/editado: 01/11/2017