August Möbius (matemático alemão) por Carlos Marinho

Matemática em Símbolos & Figuras

August Ferdinand Möbius foi um matemático e astrónomo alemão...por Carlos Marinho

Matemática em Símbolos & Figuras 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM

August Ferdinand Möbius matemático alemão 


              

   August Ferdinand Mobius - Imagem de Wikipédia


August Mobius nasceu em Schulpforta a 17 de novembro de 1790, em finais do século XVIII. Tinha uma paixão natural pela matemática, sentia-se como peixe na água nesta área, embora se tenha inscrito no curso de direito na universidade de Leipzig, em 1809, a conselho e pedido da sua família. Apesar de todas as influências internas, rapidamente mudou o ímpeto da sua aprendizagem, concentrado-se no que mais gostava, a matemática e a astronomia. O seu professor de astronomia era Karl Mollweide, um respeitado professor do observatório da Universidade de Leipzig, viria a tornar-se uma das personagens de maior influência na vida académica de Möbius. A reputação matemática e astronómica da universidade de Leipniz era enorme aos olhos do mundo uma vez que incluía nomes como Regiomontanus, Leibniz ou Kästner. 


Em 1815, Möbius defende a sua tese sobre equações trigonométricas.  Möbius apenas conseguiu ser catedrático em astronomia em 1844. Quatro anos volvidos tornou-se director do observatório astronómico de Leipzig. A sua carreira como docente não foi nada fácil, nomeadamente em termos financeiros. Na época, os professores da sua categoria cobravam uma propina aos seus alunos pelas aulas que leccionavam. A fraca afluência às suas aulas obrigavam-no muitas vezes, a publicitar junto da classe discente a oferta das aulas. 


              

Bulldozers (escavadoras) e tanques sobre a fita de Mobius 

criada pelo italiano BLU em Praga, em 2008 - Ver aqui


O seu trabalho mais emblemático e que fica na história da ciência como uma das maiores descobertas foi a fita de Möbius. Trata-se de um objecto obtido pela colagem das duas extremidades de uma fita, após dar meia volta numa delas. Möbius estudou este objecto em 1858 tendo em vista a obtenção de um prémio da Academia de Paris sobre a teoria geométrica dos poliedros. Johann Benedict Listing já havia trabalhado sobre o mesmo objecto alguns meses antes. Möbius e Listing estão entre os fundadores da topologia. Este termo importante na matemática foi introduzido por Listing em 1847. 


Möbius morreu aos 77 anos em Leipzig decorria o ano de 1868, depois de ter ensinado durante longos 50 anos, muitas vezes em condições severas. Morreu o génio ficou a obra de um dos mais carismáticos cientistas da história. E atenção, esta afirmação não é fita... é mesmo verdade.


                                     Por Carlos Marinho
 
Publicado/editado: 17/11/2017