Bits&Bytes por Alexandre Trocado

Clube SPM - Janeiro de 2018

                                                        



A cada dia, os computadores, a internet e mais recentemente os smartphones e os tablets ganham relevância. Neste espaço apresentarei mensalmente recursos que nos permitem lidar com a Matemática de uma forma dinâmica e inovadora. Todos os dias 28 de cada mês...


Alexandre Trocado - Professor de Matemática       


 

Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Novidades para 2018

Clube SPM - Janeiro de 2018

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM


Título: Novidades para 2018


Para o ano 2018 estão prometidas bastantes novidades na área tecnologia para o nosso dia-a-dia. Maior resolução e melhor qualidade de imagem, mais velocidade nas comunicações móveis, mais autonomia dos dispositivos são os desejos que todas as marcas querem satisfazer.

Entre estas encontra-se a empresa americana Qualcoom que tem ganho algum destaque, entre outros, com os seus processadores Snapdragon, para os telemóveis.

A última grande novidade foi apresentada no mês passado e trata-se do processador Snapdragon 845. 

 

   

Este processador destaca-se por permitir: 

 
 dispositivos móveis com mais 30% de autonomia em relação à geração anterior;
 captura de video em 4K;
 alta velocidade na internet móvel (1.2 Gbps, aproximadamente 1200 Mbps);
 ligação Wi-Fi ultra rápida;
 Face ID - identificação facial;
 boa experiência com Realidade Aumentada e Realidade Virtual;
 inteligência artificial.

E tudo isto num só chip (SoC - System On Chip). No entanto as novidades não ficam por aqui porque, com este chip, a Qualcoom pretende também entrar no mercado dos computadores portáteis. Assim no segundo semestre de 2018 deverão chegar ao mercado PCs com Windows 10 que incluem este novo processador. 

Para termos uma ideia do que poderá ser a nova geração de PCs portáteis, no dia da apresentação deste novo processador 845 foram anunciados dois computadores portáteis com o Snapdragon 835 (versão anterior) (HP Envy x2 e o ASUS NovaGo) que permitem entre 20 e 22 horas de autonomia e ligação à internet 4G. 

 

  


A tendência actual consiste numa maior aproximação entre os dispositivos móveis e os computadores pessoais, quer em termos de software quer em termos de hardware a Qualcoom dá o seu contributo que lhe poderá valer uma grande oportunidade de negócio para os próximos anos.



Publicado/editado: 25/01/2018