O matemático alemão David Hilbert por Carlos Marinho

Clube de Matemática SPM - Símbolos & Figuras...

David Hilbert de origem germânica nasceu a 23 de janeiro de 1862 por Carlos Marinho

Clube de Matemática SPM - Símbolos & Figuras...

 

Clube de Matemática SPM

Facebook Clube SPM

David Hilbert de origem germânica nasceu a 23 de janeiro de 1862 

Por Carlos Marinho


 


David Hilbert de origem germânica nasceu a 23 de janeiro de 1862. Foi um dos mais brilhantes matemáticos da sua época, um dos melhores do século XX. 

Foi responsável pela elaboração de uma longa lista com problemas matemáticos, alguns dos quais nunca chegaram a ser resolvidos. Este conjunto de problemas foi apresentado no ano de 1900 no Congresso Internacional de Matemáticos em Paris. As suas principais contribuições na matemática foram de índole diversa, desde a consolidação da teoria dos invariantes passando por argumentos incluídos na sua tese, até à transformação da geometria euclidiana em axiomas. 

  
 

O Instituto de Matemática de Göttingen. Um edifício novo

inaugurado por  Hilbert e Courant em 1930, construído 

com fundos oriundos da Fundação Rockefeller. 


David Hilbert viveu literalmente o fim da ciência e da investigação matemática na Universidade de Göttingen, a partir do ano de 1933, quando o nazismo assumiu o poder na Alemanha. Uma das principais medidas tomadas por esta ideologia foi a destruição do centro de conhecimento que se situava na universidade. Este regime afastou uma parte importante e substancial dos principais pensadores/fazedores do conhecimento e desenvolvimento da universidade. Volvido sensivelmente um ano após este processo que dizimou o conhecimento, Hilbert participou num banquete sentando-se ao lado do novo ministro da educação nazista, Bernhart Rust. O político perguntou-lhe: 


"É mesmo verdade, senhor professor, que o seu instituto sofreu muito com a partida dos judeus e dos seus amigos?" 


Hilbert respondeu: "


Sofreu? Não, Herr Minister, não sofreu. Ele simplesmente deixou de existir."  

David Hilbert foi agraciado de forma merecida com muitos prémios ao longo dos seus 81 anos. Em 1905, a Academia de Ciências da Hungria fez-lhe uma citação especial pelo trabalho de uma carreira excepcional. Em 1930 aposentou-se depois de uma longa carreira dedicada de corpo e alma à ciência e matemática. A cidade de Königsberg homenageou-o ao fazer dele um cidadão honorário, um prémio mais que merecido. Hilbert dirigiu na altura da sua aposentação à Sociedade de Cientistas e Médicos da Alemanha no seu discurso final em 1930 as seguintes palavras: "Wir müssen wissen. Wir werden wissen" ("Nós precisamos saber, e nós iremos saber"). O epitáfio na sua lápide em Göttingen contém o seu nome e, logo abaixo, ipsis verbis estas mesmas palavras.


"Wir müssen wissen. Wir werden wissen"


David Hibert teve um final pouco feliz, uma vez que o seu funeral foi presenciado por menos de uma dúzia de pessoas, das quais apenas duas eram seus colegas da universidade. 


Publicado/editado: 24/01/2018