A matemática vai entrar pela Madeira dentro em abril/maio

Notícias Clube SPM

A matemática vai entrar pela Madeira dentro. É verdade, nos dias 28, 29 e 2 de maio a magia matemática vai tomar conta da Ilha da Madeira. O professor Carlos Marinho está de regresso à pérola do atlântico onde realiza nestes 3 dias 7 palestras para professores e alunos. Numa iniciativa conjunta entre o Clube SPM, a SPDMov e algumas escolas da Madeira, o objetivo central destes eventos é de criar conhecimento matemático. Mais uma vez o docente visita a região depois de ter estado duas vezes na Universidade da Madeira a realizar palestras em 2019 e 2020. Ver reportagem da RTP Madeira.

Bolas de malabarismo, clipes, copos, cartas, fios, bolas de ping-pong, cartões, notas, secadores, folhas de papel, água, borrifadores são os materiais usados nestas palestras divertidas onde rir é o melhor remédio. Da geometria ao cálculo, dos naturais aos quaterniões, da leis de Newton às rotações, esta será a álgebra cuja combinatória passará por arranjos e combinações. De Machico à Ribeira Brava passando claro, pela cidade do Funchal, todos estes agrupamentos de ensino vão estar ligados pela alma mater de todas as ciências: - a matemática.

Carlos Marinho (SPDMov), Adília Gomes (Coordenadora do Clube SPM) e as professoras madeirenses Márcia Tem Tem (EB23 Cónego João Jacinto Gonçalves de Andrade), Ana Paula Jardim (Escola Secundária Francisco Franco, Funchal) organizaram este evento, onde se juntaram a professora Zózima Afonseca da EBS de Machico, a professora Cláudia Durães, da EBS Gonçalves Zarco, e a professora Sandra Gerardo da escola EB23 Dr. Horácio Bento Gouveia num evento que se vai realizar para mais de 1000 alunos e 100 professores da região. Recordamos que a 17 de março de 2021, Carlos Marinho fez uma palestra online nesta última escola para mais de 550 alunos. Ver aqui.

Caso para afirmar, com a matemática vai ser um bailinho da Madeira.

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 28/04/2022