A norte americana Karen Keskulla Uhlenbeck ganha o Prémio Abel em 19 de março de 2019

Notícias Clube SPM

A norte americana Karen Keskulla Uhlenbeck ganha o Prémio Abel. Esta conquista ganha maior relevância por ser a primeira vez que este prémio conotado como Nobel da Matemática é conquistado por uma mulher. Karen de 76 anos é especialista em equações às derivadas parciais e desde criança que sonhava ser cientista. A Academia Norueguesa de Ciências e Letras fez história ao atribuiu nesta terça-feira, 19 de março, o prémio Abel a Karen Keskulla Uhlenbeck. Recorde-se que em 2018 o prémio foi entregue ao canadiano Robert Langlands. Pode ler aqui a entrevista exclusiva do clube spm.

De acordo com declarações do presidente da comissão Abel, Hans Munthe-Kaas, Karen Uhlenbeck recebe o Prémio Abel 2019 pelo seu trabalho fundamental em análise geométrica e teoria de calibre, que transformou dramaticamente o cenário matemático.  Afirmou ainda que “as suas teorias revolucionaram a nossa compreensão de superfícies mínimas, como a formada por bolhas de sabão, e problemas de minimização gerais em dimensões mais altas”.

Natural de Cleveland, Karen K. Uhlenbeck foi professora da Universidade do Texas, em Austin, até 2014. Hoje, além de um modelo a seguir, é também uma forte defensora da igualdade de género na ciência e na matemática. Uhlenbeck é professora visitante na Universidade de Princeton e professora associada do Instituto de Estudos Avançados (IAS) dos Estados Unidos. É ainda uma das fundadoras do Instituto de Matemática Park City (PCMI) no IAS, que visa formar jovens investigadores e promover a compreensão mútua dos interesses e dos desafios na matemática.

Ela também é co-fundadora do Programa Women and Mathematics (WAM)  do mesmo Instituto, criado em 1993, para recrutar e habilitar mulheres para liderar na investigação matemática em todas as etapas das suas carreiras académicas.

Quando Karen K. Uhlenbeck apresentou uma sessão Plenária no Congresso Internacional de Matemáticos (ICM) em Kyoto, no Japão, em 1990, tornou-se na segunda mulher na história a fazê-lo. A primeira foi Emmy Noether em 1932.  

Para Jim Al-Khalili, da Royal Society Fellow, “o reconhecimento pelo seu trabalho deveria ter sido muito maior, pois o seu trabalho levou a alguns dos avanços mais importantes da matemática nos últimos 40 anos. ”

O Prémio Abel será entregue numa cerimónia oficial em Oslo, no dia 21 de maio, pelo rei da Noruega, Harald V. A matemática receberá perto 620 mil euros.

Publicado/editado: 21/03/2019