PARABÉNS SPM!

Notícias Clube SPM

Dia 12 de dezembro de 2020 a Sociedade Portuguesa de Matemática celebra os seus 80 anos! São oito décadas a promover a matemática em Portugal, desde 1940, com um difícil início até aos dias de hoje.

Em 1990, há 30 anos, na comemoração dos 50 anos da SPM, foi realizado um Encontro para celebrar esta data e o Professor José Morgado apresentou a conferência "Para a História da Sociedade Portuguesa de Matemática". 

Este extraordinário documento esclarece o clima que se vivia na altura da origem desta instituição, e as ações e o dinamismo dos grandes matemáticos da dita “geração de 40” que tomaram nas suas mãos a árdua tarefa de desenvolver, promover e atualizar a matemática, de modo a recuperar o atraso que Portugal vivia relativamente ao resto da Europa.

Um dos objetivos fundamentais deste núcleo de matemáticos era promover um movimento matemático forte em Portugal, de modo a alcançar “um bom ensino secundário da disciplina de Matemática”.

Desde o início, lutaram em diversas frentes, pelo equilíbrio dos programas que entendiam ter grandes deficiências e, também pelo tempo letivo exíguo que era atribuído ao ensino da matemática. A Comissão Pedagógica, formada na altura, já se preocupava com o desenvolvimento cultural e pedagógico dos professores de matemática e em introduzir novos métodos de ensino. Estudavam a possibilidade de recorrer a métodos laboratoriais para os rudimentos de geometria, ao cinema, e à criação de clubes de matemática, de modo a difundir o gosto pela disciplina através de meios extraescolares. Sem dúvida que estes matemáticos estavam muito à frente do seu tempo...

No seu início, há quase um século, a SPM ebulia de atividade e do querer fazer! Hoje a SPM continua a fazer, continua a desenvolver atividades, sempre com o objetivo de difundir e ajudar a promover a matemática e o seu rigor científico. Mais recentemente, sempre preocupada com o ensino da matemática em Portugal, criou em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian o projeto de ensino GAP e estabeleceu um protocolo de colaboração com a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP).

A SPM sempre esteve e sempre estará na linha da frente do desenvolvimento da matemática portuguesa!

Conheça a Sociedade Portuguesa de Matemática, os seus objetivos e os projetos que dinamiza.

Este ano, devido aos constrangimentos da pandemia, a SPM vai comemorar os seus 80 anos com a realização de uma sessão on-line com a participação da atual direção e alguns dos presidentes que passaram por esta instituição.

Será amanhã, dia 12 de dezembro, entre as 11horas e as 12horas e 30 minutos. Não perca!

Parabéns SPM!

Saiba tudo aqui!

 

Por Adília Marinho

 

Publicado/editado: 11/12/2020