Título: O Bispo
O bispo é uma peça de longo alcance e vale aproximadamente 3 peões.
O bispo desloca-se ao longo das diagonais em que se encontra. Assim, o bispo, que no princípio do jogo ocupa casa branca, mover-se-á sempre pelas diagonais brancas e o bispo que desde o início do jogo ocupa casa preta, mover-se-á sempre pelas diagonais pretas.
O poder do bispo é de 13 casas numa posição central até 7 casas numa posição periférica, portanto a centralização aumenta as suas possibilidades.
O bispo está sempre à procura de diagonais desobstruídas. O bispo graças ao seu longo alcance, é superior ao cavalo para controlar os dois flancos do tabuleiro.
Vai-se estudar o par de bispos a dar xeque-mate. Para dar mate, o rei inimigo tem de ser conduzido para um dos cantos do tabuleiro e isso só é possível com a ação combinada do rei com os dois bispos.
As brancas já conduziram o rei preto para a periferia, agora têm de conduzi-lo para um canto.
1. Bb2 Re1
2. Bc2 Rf1
3. Rf3 Rg1
4. Bf5 Rf1
5. Bc3 Rg1
6. Rg3 Rf1
E as brancas conduziram o rei preto para o canto, o fim está próximo.
7. Bd3+ Rg1
8. Bd4+ Rh1
9. Be4++
E as brancas dão xeque-mate.
No próximo mês vai-se ver que dois cavalos não conseguem dar mate ao rei isolado.