Bits&Bytes por Alexandre Trocado - Raspberry Pi e Mathematica

Eixos de Opinião de Maio de 2020

Alexandre Trocado - Professor de Matemática (Ver +)


Título: Raspberry Pi e Mathematica

O Raspberry Pi já é bastante conhecido como um mini computador de baixo custo bastante direcionado para a educação. Este mini computador juntamente com os acessórios que o complementam (teclado, rato, e cartão de memória) podem representar uma boa opção para quem pretende não ficar infoexcluído, bastando para isso que seja ligado a uma tv ou a um monitor. O custo total desta máquina com monitor poderá rondar os 200€, dependendo de algumas opções dos componentes ou significativamente menos caso se recorra à ligação a uma tv com entrada HDMI.

Em relação à Matemática, a empresa Wolfram responsável pela criação do software Mathematica, Wolfram Alpha entre outros, disponibiliza gratuitamente há cinco anos uma licença gratuita para o Raspberry Pi. Esta licença já inclui a ultima versão do Mathematica a versão 12.
Ou seja, um software cuja licença anual de utilização se situa acima dos 750€ pode ser utilizado gratuitamente através do computador low cost, graças ao protocolo estabelecido entre a fundação Raspberry Pi e a Wolfram.

Tirando partido da mais valia da utilização no Mathematica no Raspberry Pi, as mais recentes investigações tiram partido do conhecido GeoGebra e interligam ao motor computacional Mathematica recorrendo à ferramenta “realgeom” responsável por esta interligação.

Como sabemos o GeoGebra é um software em que o utilizador pode interagir com os objetos matemáticos de uma forma muito intuitiva e através de diferentes perspectivas se a este software adicionarmos o poderio de um motor computacional como o Mathematica que permite tirar conclusões sobre propriedades ou mesmo contribuir para a demonstração automática poderemos estar perante um nível superior do uso de ferramentas computacionais para trabalhar Matemática. Assim, os próximos tempos prometem mais novidades a este nível.

Publicado/editado: 27/05/2020