Linha Editorial por Adília Marinho - Até sempre ...

Linha Editorial de Abril de 2022

Neste mês de abril celebramos um dos dias mais importantes da história de Portugal, mas também comemoramos a Páscoa, uma altura que advinha a promessa de dias de esperança num futuro de Paz na Europa e no Mundo.

Ao longo do mês o Clube SPM terá uma agenda repleta de notícias de ciência e matemática, nas rubricas habituais: Eixos de Opinião, Problemas & Soluções, Piadas Matemáticas, Quiz Matemático, Vida & Obra de …, Frases Notáveis, Curiosidades Matemáticas, Espaço e Plano, Objectos & Vídeos e Lugares Geométricos. 

Neste mês continuaremos também muito atentos ao mundo matemático, com a divulgação de notícias e novidades, sempre a promover a matemática em Portugal!

O Clube da SPM deseja a todos uma Feliz Páscoa!

 

P.S.: Não posso deixar de referir que o nosso clube no dia 21 de março de 2022 ficou muito mais pobre. Perdemos o nosso querido colega, o professor de matemática, José Luís de Gouveia Freitas, um dos colaboradores do clube e autor dos artigos do eixo de opinião “Onde Estás Matemática?”, apresentados no dia 28 de cada mês, desde setembro de 2020. 

O professor José Luís Freitas ficava grato por gostarmos muito dos seus artigos e dizia que procurava sempre interligar diferentes saberes com a Matemática. Dizia também que gostava de fazer caminhadas pelas ruas do Funchal à procura de inspiração e que encontrava matemática em tudo o que via.

No final do ano letivo 2020-2021 pedi-lhe que continuasse connosco, ao que respondeu: 

“Gosto imenso deste projecto (escrever para o Clube SPM) e desejo continuá-lo com diversas ideias sobre como ver a Matemática bem presente na nossa vida.”

O José Luís Freitas era um professor muito dinâmico, sempre envolvido em várias atividades e projetos. Ultimamente andava particularmente feliz porque no dia 24 de março, se tudo corresse bem, iria apresentar o livro “Calçada Madeirense – Bordados a preto e branco” em co-autoria com dois professores universitários de Aveiro na área de Geologia. Não esteve fisicamente presente na apresentação do seu livro, mas esteve de facto muito presente.

Na altura que enviou o seu artigo de fevereiro enviou-me as fotografias (1) e (2) com a seguinte legenda:

"(1) Hoje ao passear encontrei junto ao telhado de uma casa dois reservatórios de água (cúbico e cilíndrico) pouco comum nos nossos tempos.
(2) No mesmo local fotografei uma chaminé com desenho bem interessante do ponto vista matemático."

(1)

(2)

Em resposta ao seu e-mail incentivei-o a inspirar-se nestas fotografias para escrever o seu artigo de março, um artigo que tristemente não chegou.

Sinto-me privilegiada por ter conhecido uma alma tão humilde, generosa e gentil, que deixou um vazio grande no nosso clube.

Vamos sentir sempre saudades do seu entusiasmo, criatividade e imaginação!

Pela última vez, quero dizer-lhe, muito obrigada por tudo! E, até sempre ...

Termino esta pequena homenagem com uma frase sua:

“Este mundo é apenas uma passagem para outros universos. Só temos de esperar!”

 

Por Adília Marinho

Publicado/editado: 01/04/2022