Linhas e Pontos por Carlos Marinho - No Mundo da Matemática

Eixos de Opinião de Outubro de 2019

Carlos Marinho - Professor de Matemática e Coordenador do Clube de Matemática da SPM (Ver +)


Título: No Mundo da Matemática

Foi lançado no dia 5 de outubro para o mercado português, para já, o livro de matemática “No Mundo da Matemática…”. É um livro que soma dois universos belos e diferentes: a matemática através da imponência dos seus números, figuras e símbolos e o desenho moderno através de cartoons originais cheios de vida e de ideias. 

O matemático Paul Erdos interrogou-se: “Porque são belos os números? É como perguntar porque é bela a Nona Sinfonia de Beethoven. Se não vê porquê, então ninguém lhe poderá explicar. Eu sei que os números são belos. Se não são belos, então nada o é.”  

No seu planeta natural os habitantes de “No Mundo da Matemática” têm emoções, sentimentos, raciocínio, pensamentos, alegrias, tristezas, humor, paixão entre outras demonstrações e vivências. 

Composto por terminologia matemática de “A” a “Z”, desde o “Ângulo” até ao “Zero”, passando por outras personagens como a perfeição do quadrado, encontros mal combinados dos arranjos, as zangas entre o domínio e o contradomínio, as indecisões da incógnita entre outras “figuras” da matemática. 

O objetivo deste livro é divertir. Mas quem? Todos! Alunos, professores, famílias, crianças, jovens, idosos, homens, mulheres. Onde deve ser lido? Qualquer  lugar! Na escola, em casa, no emprego, no metro, no autocarro, avião, na rua. Quando deve ser lido? Em todos os momentos!

Mas também se pode aprender com este livro? Sim! Como? Cada cartoon apresenta conteúdos didáticos e pedagógicos, noções, definições matemáticas implícitas que interagem e promovem a procura do conhecimento, através de uma aprendizagem que sugere, o saber por pesquisa, de uma forma desprendida e humorística. 

Existe outra dimensão pedagógica valorada neste livro complementar à divertida e didática que passa por chamar a atenção e alertar para temas de cidadania como o bullying (cartoon 1), a violência escolar (cartoon 19), a integração (cartoon 22), as crises existenciais (cartoon 24), a indiferença (cartoon 28), entre outras extensões menos positivas que existem com alguma regularidade nas escolas.

De sublinhar que este livro teve o apoio institucional e o selo de qualidade da Universidade da Madeira, tal como o importante apoio da Câmara Municipal de Lousada e do CIM - Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

“No Mundo da Matemática…” é um espaço novo que surgiu e começou do zero, com um texto matemático cuidado repleto de humor com a existência de personagens surpreendentes e encantadoras. Como disse um dia sobre o seu trabalho, o matemático János Bolyai “do nada eu criei um universo novo e estranho”.

Este livro tem como principal função uma aprendizagem divertida como referiu Walt Disney “prefiro divertir as pessoas na esperança de que aprendam, do que ensiná-las na esperança que se divirtam.

Fica aqui uma sugestão de leitura para os gostam e para os que não gostam de matemática. Boas leituras.

Publicado/editado: 10/10/2019