Linhas e Pontos por Carlos Marinho - É preciso ter (Pa)Ciência…

Eixos de Opinião de Abril de 2020

Carlos Marinho - Professor de Matemática e Coordenador do Clube de Matemática da SPM (Ver +)


Título: É preciso ter (Pa)Ciência…

Os tempos atuais são buliçosos e perigosos. Um pequeno, minúsculo vírus virou a vida de todos. O planeta Terra está em alerta global. Estamos numa guerra invisível. Como é possível, um microscópio ser vivo colocar o ser humano, num ciclo de alerta total?

O momento atual serve para acreditar e ser paciente. Por um lado, temos de acreditar na ciência. Milhares de profissionais e laboratórios procuram a galinha dos ovos de ouro. Quem descobrir uma cura, vai enriquecer. Mas melhor, mais do que isso, vai ficar na história. Essa sim, é a maior riqueza. O investimento em ciência, na investigação bateu todos os recordes nos últimos meses. Toda a esfera terrestre procura de uma forma indómita a solução para este problema. A Organização Mundial da Saúde atribuiu o nome, COVID-19, é o nome da doença que resulta das palavras “Corona”, “Vírus” e “Doença” com indicação do ano em que surgiu (2019). Um vírus pequeno, mas pesado, diferente por exemplo, do sarampo, que pode andar até dez metros pelo ar para infetar uma pessoa, o Covid 19, quando expelido cai ao fim de um metro ou dois. Por ser um vírus pesado, infeta a uma distância curta. A ciência vai certamente a curto prazo, descobrir uma vacina e medicamentos para destruir este invasor. Acredito que, ao ritmo acelerado que a ciência investiga, lá para setembro ou outubro teremos uma vacina. Vai demorar muito menos que o tempo normal para a descoberta de uma vacina. Por outro lado, temos de ter paciência. Seguir, todas as recomendações dos especialistas, que também, estão perdidos, a aprender os movimentos desta patologia. Todos estamos a aprender, a educarmo-nos deste ataque sem precedentes. 

Temos de ter fé esperança na ciência que se faz a nível global. No dia que um laboratório descobrir uma cura, como vivemos numa aldeia global, todos rapidamente poderemos respirar melhor. Voltar às nossas vidas. Os dinossauros deixaram de pisar o globo terrestre há cerca de 65 milhões de anos. Desapareceram. E porquê? Porque não sabiam matemática. Neste momento, todos os cientistas, todos os investigadores trazem consigo uma ferramenta muito valiosa, invisível, tal e qual um vírus. Só que é um “vírus” bom. Muito bom. Será ela, a indicar o Norte, a iluminar o caminho escuro e cheio de armadilhas, será ela o comandante de todas as investigações. Chama-se matemática. Sim, essa ciência invisível, que muitos desprezam, mas na hora do aperto, agarram-se a ela como se fosse uma boia, ou melhor um bote de salvamento. Neste caso, será mais uma arca de Noé. 

Se não fosse a matemática estaríamos neste momento perdidos, sem esperança, prisioneiros de um pequeno, pesado vírus que não se vê à vista desarmada, mas que tem um inimigo no seu alcance, a matemática. 

Ciência e Paciência serão dois aspetos a levar em conta nestes momentos inusitados. É preciso ter (Pa)Ciência.

Para todos uma Santa (Pa)ciência(sácoa). 

Publicado/editado: 10/04/2020