André Neves ganha bolsa de 100.000 dólares por ano (num período de 5 anos) sendo nomeado Investigador Simons

Notícias Clube SPM

O matemático português entrevistado do clube de matemática da SPM neste mês de julho foi um dos três cientistas da Universidade de Chicago a receber os prémios de 2018 da Fundação Simons. André Neves ganha a prestigiada bolsa de 100.000 dólares por ano num período de 5 anos sendo nomeado como investigador Simons.

Este prémio é concedido a "cientistas teóricos de destaque", que recebem 100.000 dólares de apoio a pesquisa por ano durante cinco anos, num total de 500 000 dólares

O Professor de Matemática André Neves é um geómetra que se especializou no estudo de superfícies mínimas, ou seja, formas no espaço que estão em alguma posição de equilíbrio. Elas aparecem naturalmente em vários campos aplicados, da relatividade geral às ciências materiais. O seu trabalho inclui uma prova da conjectura de Willmore, ou o limite inferior de quão longe a área da superfície de um toro se pode desviar de uma esfera, e uma prova de abundância de superfícies mínimas em espaços ambientais gerais.

Leia aqui a entrevista de Andé Neves ao clube spm editada no dia 1 de julho e leia mais sobre este prestigiante prémio internacional aqui na página oficial da Simons Foundation.

.

Publicado/editado: 05/07/2018