O matemático francês André Weil, nasceu em Paris a 6 de maio de 1906...

Vida e Obra do Matemático...

André Weil nasceu em Paris, França a 6 de maio de 1906. Estudou em Paris, Roma e Göttingen, obtendo o título de doutor em 1928. Passou dois anos a leccionar na Universidade Muçulmana de Aligarh (Índia), em 1930.

Mais tarde, Weil estava na Finlândia quando se iniciou a Segunda Guerra Mundial. Existe uma famosa história que é confirmada na sua autobiografia. Foi preso por suspeita de espionagem na Finlândia, aquando do ataque da URSS a 30 de Novembro de 1939. Weil escapou de levar um tiro somente pela intervenção do matemático finlandês Rolf Nevanlinna. Mais tarde, voltou para França, via Suécia e Reino Unido estando de novo sobre os holofotes da justiça. Foi detido em Le Havre em Janeiro de 1940. A acusação parecia mais simples, mas não evitou que tivesse sido preso porque não se tinha apresentado ao serviço militar. Foi encarcerado em Le Havre e depois em Rouen. Foi na prisão militar de Bonne-Nouvelle, distrito de Rouen, entre Fevereiro e Maio, que construiu o trabalho matemático que o notabilizou.  

Foi a julgamento em 3 de Maio de 1940. Sentenciado a cinco anos de cadeia, deram-lhe a escolha de ir para uma unidade militar juntando-se a um regimento em Cherbourg. Depois da queda da França, juntou-se à sua família em Marselha, onde viajou por mar. Ele seguiu para Clermont-Ferrand, onde conseguiu encontrar Eveline (sua mulher), que havia estado na região sob ocupação alemã. Em Janeiro de 1941 saíram de Marselha por mar e seguiram para Nova Iorque.

Durante a guerra, Weil permaneceu nos Estados Unidos, onde recebeu apoio das Fundações de Rockefeller e Guggenheim. Leccionou na Universidade de São Paulo durante dois anos, onde passou muito tempo com Oscar Zariski. Leccionou, igualmente na Universidade de Chicago de 1947 a 1958 antes de se estabelecer no Instituto para Estudos Avançados em Princeton.

André Weil é irmão de Simone Weil, reconhecida filósofa e poetisa. Deu diversas contribuições substanciais em muitas áreas, a mais importante entre a geometria algébrica e a teoria dos números.

Como curiosidade, Weil foi o responsável pela actual nomenclatura da notação "Ø" para representar o conjunto vazio.

De referir que André Weil teve uma vida cheia, nunca caindo no vazio...

Publicado/editado: 07/05/2018